O Governo do Estado do Rio Grande do Norte enviou um helicóptero e equipes de salvamento para ajuda humanitária na tragédia que se abate sobre a Bahia.
Embarcaram na madrugada desse domingo (26) 10 policiais do Ciopaer e 8 bombeiros; helicóptero, 3 picapes e dois botes com motor para salvamento.
A região do sul da Bahia vem sofrendo com as fortes chuvas do último mês. Ao menos 19 cidades estão sendo atingidas e 66 continuam em estado de emergência.
Ontem, o governador do estado, Rui Costa, determinou a instalação de uma base de apoio em Ilhéus e, hoje (26), deve sobrevoar as áreas mais atingidas na região. O governo federal também está envolvido nas ações de socorro, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil e outros órgãos, e vai enviar combustível, aeronaves e agentes para apoiar a operação.
Até a tarde de sexta-feira (24), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado e as prefeituras dos municípios atingidos registraram 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados pelas inundações. O número de feridos é de 286 e a população total atingida chega a 378.286. O total de mortos pelas enchentes é de 17 pessoas. Duas barragens romperam nesse sábado, o que deve aumentar o número de vítimas.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais chuva até a próxima terça-feira (28) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantem o alerta de risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia.
Com informações da Agência Brasil
.