Inscrições para curso gratuito de Italiano do Núcleo de Línguas da UFRN vão até amanhã (31)

O curso de férias Suono Italiano: língua e música na Itália está inscrições abertas até este domingo, 31 de julho. O curso é ofertado pelo Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Nucli/UFRN) e são oferecidas três turmas com 30 vagas cada, sendo divididas em dois horários diferentes, nas quartas e nas sextas-feiras, das 13h às 14:45h e das 14:55h às 16h, e nas terças e quintas-feiras, das 13h às 14:45h. O curso será aberto para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, sendo gratuito e com certificado de 16 horas. Para se inscrever basta acessar este link

Por serem realizados em período de férias, todos os encontros serão ministrados no formato remoto, com as vagas sendo preenchidas por ordem de inscrição. As aulas realizadas nas quartas e sextas-feiras vão do dia 5 ao dia 31 de agosto, já as aulas nas terças e quintas-feiras vão do dia 4 ao dia 30 de agosto. Os selecionados serão avisados pelo e-mail. Não será necessário comprovar proficiência na língua e, para se candidatar, é preciso preencher o formulário e anexar os documentos solicitados. Os estudantes selecionados serão notificados e receberão código com acesso à sala virtual do Google Classroom.

Juliano Moreira, professor do Programa Idiomas sem Fronteiras, esclarece a importância de aprender italiano. “A cultura é um dos pilares de cooperação entre o Brasil e a Itália, sendo ela uma importante ferramenta de consolidação e promoção nas relações entre esses dois países, incluindo o campo acadêmico. Atualmente existe uma grande oferta de bolsas de estudo, intercâmbios de estudantes universitários e pesquisadores.”

O idioma é falado por mais de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo a língua oficial da Itália e de parte da Suíça, com comunidades falantes no Brasil, Malta, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Austrália. O italiano, conhecido como a língua do amor, tem raízes no latim, o que auxilia o aprendizado de outras línguas com a mesma raiz, como português, francês, espanhol e romeno.

A UFRN possui vários acordos de cooperação científica e cultural com universidades italianas. Tendo como objetivo facilitar esse processo de internacionalização e cooperação, a Rede Andifes – Idiomas sem Fronteiras, por meio do Núcleo de Línguas da UFRN, oferece cursos presenciais e regulares de língua e cultura italianas para a comunidade acadêmica (estudantes, servidores e professores) e para a comunidade externa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Governo do Estado cria a unidade de conservação Monumento Natural Cavernas de Martins

RN reduz para 15,33% a carga tributária sobre o preço do etanol