UFRN aprova criação de doutorado em Economia

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN aprovou, na manhã desta terça-feira, 19 de julho, a resolução de criação do doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPEco), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O curso tem o objetivo de aprofundar a formação acadêmica teórica dos estudantes  em ciências econômicas, a partir de uma perspectiva pluralista, além de formar pesquisadores capazes de produzir conhecimento científico, independente e na fronteira das ciências sociais aplicadas.

Na modalidade presencial e na área de concentração “Economia e Desenvolvimento”, o doutorado terá linhas de pesquisa nos campos do Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional, Economia Aplicada, Economia Política e Teoria Econômica. Com duração mínima de 600 horas-aula em disciplinas obrigatórias e eletivas, os discentes poderão se dedicar à elaboração da tese de doutorado e às atividades complementares, como exames de proficiência em língua estrangeira, estágio em docência, exame de qualificação e defesa de tese. 

Conforme a proposta do curso, a missão do doutorado em Economia é formar doutores com espírito crítico, garantindo uma formação que contemple distintas abordagens teóricas no campo do pensamento econômico. O curso tem o intuito ainda de oferecer capacitação para a elaboração de análises histórico-comparativas que considerem os desafios impostos pelas transformações recorrentes das sociedades modernas e para o uso de distintos métodos quantitativos em economia; formar pesquisadores capazes de inovar e contribuir para a fronteira das ciências econômicas, compreendendo os problemas e refletindo sobre os caminhos possíveis para a promoção do desenvolvimento econômico local, regional e nacional; além de garantir a produção de conhecimento científico, sua difusão e apropriação pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

TJRN publica edital para contratação temporária de 11 profissionais da área de Tecnologia da Informação

Prefeitura de Areia Branca anuncia programação da Festa de Agosto – Nossa Senhora dos Navegantes