Prefeitura de Areia Branca anuncia programação da Festa de Agosto – Nossa Senhora dos Navegantes

A Prefeitura de Areia Branca lançou na manhã desta terça-feira (19) a edição 2022 da Festa de Agosto – Nossa Senhora dos Navegantes. O anúncio foi feito pela prefeita Iraneide Rebouças, na sede do Palacete Municipal, numa cerimônia para imprensa, comerciantes, donos de bares, restaurantes, hotéis e pousadas com a presença de autoridades e artistas da terra.

“Tenho a alegria de anunciar a programação da nossa Festa de Agosto depois de 2 anos suspensa pela pandemia. Estejam preparados porque não vai ser uma festa qualquer. Vamos fazer a maior Festa de Agosto que nossa cidade já viu – com atrações nacionais, boa estrutura e tudo que nosso povo deseja e merece. É a nossa maior tradição. É o nosso momento de congraçamento, de confraternização, de elevação da nossa autoestima e do orgulho de sermos areia-branquenses. Um evento que faz parte da história da nossa cidade e da nossa gente – e que é dever das atuais gerações preservar e manter cada vez mais viva e cada vez mais forte”, disse a prefeita.

Ainda em seu discurso, mencionou: “Existe outro objetivo que nos move a realizar esta grande festa: É a geração de emprego e de renda para a nossa cidade com o fortalecimento da nossa vocação turística. É a movimentação da nossa economia. É criar oportunidade para aqueles que têm um pequeno negócio, o comércio, os restaurantes, os serviços, os muitos ambulantes. É o que vai circular na economia da nossa cidade. E isso não é pouca coisa”, disse a prefeita Iraneide Rebouças antes de anunciar a programação do evento que vai de 07 a 15 de agosto.

Xand Avião e Bell Marques estão entre as atrações como Felipe Amorim, Henry Freitas e Luan Estilizado. Além de artistas regionais como Walkiria Santos, Nagibi e Camarguinho.

Nossa Senhora dos Navegantes

A pároco de Areia Branca, o padre Gilvan Tavares, participou do encontro onde falou sobre a programação religiosa da 112ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes que tem como tema: Com a Virgem dos Navegantes, celebrando a Eucaristia, ‘Pão em todas as mesas’. “A palavra eucaristia significa Ação de Graças, ou seja, com esse tema, queremos expressar que a vida de Maria foi uma contínua ação de graças, ela foi uma mulher eucarística. Mesmo nos momentos de de dificuldade ela rendia graças a Deus, queremos seguir esse exemplo”, disse ele.

A origem da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Areia Branca, é maio de 1911, resultado de uma promessa feita pelo maquinista Manuel Félix do Vale que fez uma promessa após ter salva sua vida e da sua tripulação.

O rebocador “Sucesso”, do tráfego do porto local, viajou à Recife pelo vapor “Assu”, a fim de ser consertado no estaleiro da capital pernambucana. Na altura do Cabo Santo Agostinho o cabo que o prendia ao vapor enrolou em uma hélice devido ao mar agitado.

Manoel Félix do Vale se lançou na água com uma faca na mão, colocando em risco a própria vida e, numa manobra rápida e corajosa, conseguiu cortar o cabo evitando o naufrágio do rebocador. Ao mergulhar fez uma promessa a Nossa Senhora dos Navegantes: de trazer para Areia Branca a imagem da santa, entroná-la no altar da igreja e todos os anos, no dia 4 de julho, organizar uma procissão marítima em homenagem à sua protetora.

A data da festa, porém, foi posteriormente mudada para 15 de agosto pelo bispo dom Antônio Cabral dos Santos, pelo fato de ser consagrada à Nossa Senhora, padroeira dos navegantes e de todos os viajantes.

Confira a programação

07.08 – Domingo

20:30 – Lieberth Rodrigues

22:30 – Camarguinho

00:30 – Walkiria Santos

08.08 – Segunda-feira

20:30 – Festival de Dança

22:30 – Sambloco

00:30 – Felipe Amorim

09.08 – Terça-feira  

20:30 – Pagode Koisa Nossa

22:30 – Som da Ilha

00:30 – Xand Avião

10.08 – Quarta-feira

Trio

17:00 – Circuito POR DO SOL – Bell Marques

Palco

20:30 – Forró do Rolé

22:30 – Fernanda Azevedo

00:30 – Luan Estilizado

11.08 – Quinta-feira

20:30 – Festival de Dança

22:30 – Muny Santos

00:40 – Henry Freitas

12.08- Sexta-feira

20:30 – Pagode Sem Malícia

22:30 – Bota pra Torar

00:30 – Taty Girl

13.08 – Sábado

20:30 – Paranoicos

22:30 – Bakulejo

00:30 – Nagibe

14.08 – Domingo

21:00 – Auto dos Navegantes

22:00 – Padre Nunes

15.08 – Segunda-feira 

07:00 – Procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes

08:30 – Missa do Peregrino

17:00 – Procissão terrestre de Nossa Senhora dos Navegantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UFRN aprova criação de doutorado em Economia

Livro “Seis e Meia: A história de uma história” será lançado nesta quarta (19) na Livraria Nobel do Praia Shopping