Festa de Sant’Ana é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

“É tempo de reencontro”. Com esse sentimento, após dois anos sem realização presencial, foi aberta, no sábado (16), a 214ª edição da Festa de Sant’Ana, no município de Currais Novos. Milhares de potiguares e devotos de diversas gerações se reuniram na Procissão de abertura da festa reconhecida este ano pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte a partir de 12 de julho.

Prefeito de Currais Novos, Odon Jr., e a governadora Fátima Bezera na Feirinha de Santana

A medida foi oficializada com publicação da Lei  nº 11.198 no Diário Oficial do Estado (DOE). O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa em junho e o Projeto de Lei é de autoria do deputado Ubaldo Fernandes.

A data marcou também a retomada da 26a Feirinha Gastronômica de Santana, uma das maiores atrações dos festejos à padroeira da região do Seridó, numa realização da Paróquia de Sant’Ana e a Prefeitura de Currais Novos.

 “Depois de dois difíceis anos, a feirinha de Santana é retomada em grande estilo. Uma festa popular que começa de meio-dia e vai até a meia-noite do dia de hoje. Então, nós estamos muito felizes aqui com a festa que representa todo o povo do Rio Grande do Norte. Uma mostra do que nossa terra tem pra todo o estado e para o Seridó”, afirma o prefeito do município de Currais Novos, Odon Júnior.

A expectativa, segundo o gestor, é que a festa de Sant’Ana 2022 seja a maior já realizada no Estado. Além da feirinha, a programação, que se estenderá até dia 26 de julho, contempla atividades religiosas, sociais e culturais, como a Cavalgada – que abriu a festa no dia 15; Festa do Agricultor (18); Noite Gastronômica (21); Festival Cultural de Sant’Ana e Exposição de Arte Sacra “Chico Santeiro” na Casa da Cultura (18 a 22).

A santa padroeira da região, que além de Caicó também engloba os municípios de Currais Novos e Santana do Seridó é a responsável por unir famílias e amigos, grupos e devotos, de diferentes gerações.

Fotos: Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Filarmônica da UFRN faz história ao se apresentar em São Paulo e Campos do Jordão

Juizado Criminal de Natal vai destinar R$ 70 mil a projetos sociais; inscrições até 12 de agosto