Inscrições para seleção de bolsistas em jornalismo digital da Agência Saiba Mais vão até esta sexta-feira (15)

A Agência SAIBA MAIS está com inscrições abertas para selecionar 20 estudantes que participarão de oficinas de produção em jornalismo digital voltado para a cobertura das eleições 2022 no Rio Grande do Norte. Podem concorrer às vagas os alunos dos cursos da UFRN e UERN a partir do 3º semestre. Das 20 bolsas, 50% serão oferecidas a estudantes negros, trans, com deficiência e indígenas (a partir de autodeclaração no formulário).

Cada aluno selecionado participará de quatro oficinas e receberá uma bolsa equivalente a 100 dólares. Todo o custo de produção do conteúdo ficará a cargo da Agência SAIBA MAIS. As inscrições podem ser feitas neste formulário até às 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (15/07).

Os professores Socorro Veloso (UFRN) e Tobias Queiroz (UERN) serão conselheiros do projeto e acompanharão todo o processo.

O projeto “Jornalismo e educação: ocupando o vazio de notícias no RN” é fruto de um edital aberto pela Meta, ICFJ e Ajor para desenvolver projeto de combate à desinformação sobre as Eleições 2022 através da produção de conteúdo jornalístico voltado, especialmente, para o interior do Rio Grande do Norte.

A meta é repassar aos estudantes as técnicas de jornalismos digital (através de oficinas) e ampliar (numa espécie de laboratório) a produção de conteúdo jornalístico de qualidade sobre as eleições de 2022 no interior do Rio Grande do Norte que, de acordo com o Atlas da Notícia de 2020, lidera (junto com Tocantins) o ranking de maior incidência de desertos de notícia no Brasil. No RN, 80% dos 167 municípios não possuem nenhum tipo de meio de comunicação com produção noticiosa local.

“Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil nessas eleições. Muita gente já disse, e não é exagero, que em outubro teremos um plebiscito entre a civilização e a barbárie. Nós, jornalistas, temos dois papeis fundamentais nesse momento: informar e combater a desinformação que virou uma doença endêmica no país. Unir os esforços da nossa equipe, que está pronta para mostrar todo o processo de como é fazer jornalismo digital diário, com essa juventude ávida por colocar a mão na massa é uma receita que dará muitos frutos em breve. Não vemos a hora de receber os estudantes da UFRN E UERN pra, juntos, fazer o que a sociedade espera de todo o jornalista: jogar luz sobre a verdade dos fatos e fortalecer nossa democracia”, diz o jornalista Rafael Duarte, fundador e editor-geral da SAIBA MAIS.

Jornalistas Rafael Duarte e Iano Andrade fundaram a SAIBA MAIS em agosto de 2017. Professora Socorro Veloso (UFRN) sempre foi parceira do projeto
Jornalistas Rafael Duarte e Iano Andrade fundaram a SAIBA MAIS em agosto de 2017. Professora Socorro Veloso (UFRN) sempre foi parceira do projeto

Os selecionados vão participar de quatro oficinas de jornalismo digital (Pauta/Apuração/Edição/Distribuição) e serão acompanhados por editores da Agência SAIBA MAIS na produção de conteúdo sobre as eleições em cidades do RN fora da capital (Natal). Numa espécie de laboratório, cada dupla de estudantes vai desenvolver um conteúdo (desde a pauta até as estratégias de distribuição de conteúdo digital). O resultado do trabalho será publicado no portal da Agência SAIBA MAIS e em todas as redes digitais,com reportagem assinada pelos estudantes.

O projeto deve durar até o final de agosto e as reportagens serão publicadas nas primeiras semanas de setembro. As oficinas e o acompanhamento no laboratório de produção do conteúdo serão dados pela equipe de jornalistas da Agência SAIBA MAIS.

Cronograma do programa:

Semana de 18 a 31 de julho

Oficina Pauta (Duas horas de duração – online)

Oficina de produção de Texto/Pesquisa (Duas horas de duração – online)

Semanas de laboratório – 01 de agosto a 15 de agosto

Produção do conteúdo
Reunião Semanal (cada dupla com seu editor)

Semana de 16 a 22 de agosto
Oficina de Edição (Duas horas de duração – online)

Semana de 23 a 29 de agosto
Oficina de Distribuição (Duas horas de duração – online)

Setembro
Distribuição do material nas plataformas digitais da Agência Saiba Mais nas duas primeiras semanas de setembro

SAIBA COMO CONCORRER

Formulário de Inscrição: AQUI até às 23h59 do dia 15 de julho

Resultado da Seleção: Terça-feira (19/07/2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ExpoEduc 2022 reúne educadores de todo o Brasil na capital potiguar

Corrida de rua para ajudar o Instituto Juvino Barreto está com inscrições abertas