Idema promove workshop de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis

Durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema e a UFRN promovem o I Workshop Potiguar de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis, no auditório da Reitoria, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento acontecerá no dia 03 de junho, das 8h às 18h, com a participação de autoridades e especialistas convidados no tema de Energias, Mudanças Climáticas e Resíduos Sólidos. No total, quatro painéis farão parte da programação ao longo do dia.

A Abertura Oficial do Workshop está prevista para às 8h, e contará com a presença da governadora do RN, Fátima Bezerra, de representantes das pastas ambientais do Estado, instituições do Sistema S, UFRN e da sociedade civil. O momento contará com uma apresentação musical com alunos da Escola de Música da UFRN.

A primeira palestra do dia será às 9h, sobre “Responsabilidade Socioambiental e o Setor de Energias Renováveis”, ministrada pelo advogado, professor, Sócio-fundador Sion Advogados, presidente da ABDEM, ABDINFRA e diretor do ICLEI SAMS, Alexandre Sion. Logo após, a programação segue com o Painel 1: Projetos de Educação Socioambiental do Setor de Energias Renováveis, no qual empresas que atuam no Rio Grande do Norte apresentarão ações e projetos desenvolvidos no Estado, das 10h30 às 12h30.

O Painel 2 terá início às 14h, com a Mesa Redonda: “Perspectivas, cenários e práticas socioambientais das energias renováveis no RN”, com o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; o diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos, e a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum.

Um dos temas ambientais mais urgentes e impactantes na vida humana, será apresentado no Painel 3. A partir das 15h, uma explanação sobre “Alterações climáticas e transição energética” será feita pelo professor da UFRN, Mário Gonzalez, e pela representante do Instituto Alziras, Marina Barros.

Como encerramento do evento, às 17h, o Painel 4 abordará “A importância dos Estados Subnacionais implantarem o Plano de descarbonização a fim de reduzir os impactos das alterações climáticas”, com a Gerente Técnica do ICLEI América do Sul, Leta Vieira.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o evento visa estimular o debate, o conhecimento às novas possibilidades, o compartilhamento das temáticas socioambientais, a fim de engajar a população e apresentar a relação do órgão ambiental com a sociedade.

“É fundamental pensarmos em caminhos para divulgar nossas metodologias frente aos temas. O Workshop é uma inovação no Idema; uma maneira de dar uma resposta à sociedade sobre as ações que as empresas desenvolvem. O Governo do RN tem criado mecanismos para acompanhar os empreendimentos na área de energias renováveis, como a criação do Atlas, legislações específicas, projetos socioambientais, visando equilibrar a utilização dos recursos naturais com o desenvolvimento econômico, um dos objetivos da ONU na Agenda 2030”, disse o diretor Leon.

As inscrições do I Workshop Potiguar de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis são feitas no site do Idema: idema.rn.gov.br

O I Workshop Potiguar de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis é uma realização do Governo do Estado, por meio do Idema, e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Grupo G Trigueiro, Banco do Nordeste e Natal Reciclagem.

Sobre os Painelistas:

Leon Aguiar – Atual diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – IDEMA, Leonlene de Sousa Aguiar é mestre em Geografia, especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital  e doutor em Geodinâmica e Geofísica, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua há mais de 13 anos na área de meio ambiente, geoprocessamento, topografia, licenciamento ambiental, regularização, consultoria e assessoria ambiental, na prestação de serviços para entidades públicas e privadas. Tem experiência na área de Geociências, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria Digital com Drone, Processamento Digital de Imagens e outras Geotecnologias, dentre outras atividades profissionais e acadêmicas.

Elbia Gannoum – Presidente Executiva da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica. Economista, Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua carreira, acumulou experiências como membro da Diretoria da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (de junho de 2006 a Abril de 2011), Economista-Chefe do Ministério de Minas e Energia (2003-2006), Coordenadora de Política Institucional do Ministério da Fazenda (2001-2002), Assessora de Assuntos Econômicos no Ministério de Minas e Energia (2001), Assessora na ANEEL (2000-2001) e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (1998-2000). Acadêmica, com mais de 50 artigos publicados, Elbia é especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica, tendo atuado nessa área desde 1998. À frente da ABEEólica, tem atuado para o fortalecimento e crescimento sustentável da energia eólica, que já representa 10% da geração nacional, com uma cadeia de produção 80% nacionalizada e mais de 12GW de capacidade instalada em cerca de 500 parques eólicos.

Darlan Santos – Engenheiro Especialista em Energia Eólica. Sócio Diretor da Internacional Energias Renováveis – IER, no desenvolvimento de projetos de geração de energia eólica e solar fotovoltaica. Diretor da DESAN Renováveis, empresa especializada na medição do recurso energético e apoio ao desenvolvimento de projetos de geração de energia eólica e fotovoltaica. Diretor Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia – CERNE/RN, na promoção e articulação com instâncias institucionais, acadêmicas, científicas, empresariais e governamentais para o desenvolvimento dos recursos naturais e fontes energéticas. Darlan Emanoel Silva dos Santos é ganhador dos 100 Mais Influentes da Energia da Década.

Mário Gonzalez – Atualmente é Professor Associado junto ao DEP e ao PPGEP da UFRN, onde leciona, pesquisa e forma recursos humanos em ‘Inovação de Produtos’, ‘Engenharia do Produto’, ‘Inovação de processos’, ‘gestão projetos de inovação’ e ‘gestão global de cadeias de valor’. Sua produção científica recente envolve artigos publicados em periódicos indexados ao JCR (como, por exemplo, Journal of Cleaner Production, Renewable and Sustainable Energy Reviews, Renewable Energy e outros artigos em congressos e revistas. Editor da Revista “Product: Management & Development”. É Coordenador do grupo de Pesquisa e Inovação de produtos e processos nas cadeias de valor de energia eólica e solar. Temas que atua: Inovação de Produtos e Processos em Redes de Operações Globais; Cadeias Produtivas e de Valor de Energia Eólica e Solar.

Leta Vieira – Arquiteta e Urbanista, especialista em Gestão de Negócios Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Brasil; e em Cooperação Internacional – Université de Montréal, UdeM, Montréal, Canadá. Atualmente faz pós-graduação em Estudos Diplomáticos. Atuou com políticas climáticas na Prefeitura da Cidade do Recife, tanto na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade quanto no Instituto da Cidade Pelópidas Silveira do Recife; Atualmente é Gerente Técnica do ICLEI América do Sul. O ICLEI é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 130 países, o ICLEI influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

Marina Barros – Mestre em comunicação e tecnologia pela UFRJ e bacharel em administração pela EAESP – FGV foi pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) onde investigou o uso das tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao setor público, com ênfase em inovação, transparência pública e participação cidadã. Atuou como consultora para organizações internacionais tais como ONU Mulheres e Organização Panamericana de Saúde (OPAS). É co-fundadora e co-diretora do Instituto Alziras.

Alexandre Sion – Sócio-fundador da Sion Advogados. Pós-Doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca na Espanha (certificado pendente da defesa do doutorado). Doutorando em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal (créditos concluídos). Mestre em Direito Internacional Comercial (LL.M) pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Especialista em Direito Constitucional. Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil (FGV). Advogado com formação em Direito e Administração de Empresas. Profissional com sólida experiência no apoio à implantação e operação de grandes indústrias e empreendimentos de capital intensivo e infraestrutura no Brasil. Diretor Jurídico e Administrativo do Conselho Diretor do ICLEI América do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Dia Mundial da Doação de Leite chama a atenção da sociedade para a importância dos Bancos de Leite Humano

Lagoa Nova realiza a 65ª Feira do Agricultor neste fim de semana