Natal celebra Dia Nacional do Choro neste fim de semana

Os chorões natalenses estão em festa para celebrar o Dia Nacional do Choro, 23 de abril. Desde 2016 Natal realiza o evento para valorizar o mais antigo gênero musical tipicamente brasileiro, através de cantores, regionais e pesquisadores potiguares com suas obras autorais e interpretações de mestres como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha, que nasceu na data alusiva, além dos potiguares de alcance nacional como K-Ximbinho e Ademilde Fonseca.

Após dois anos de pandemia, a programação volta ao formato presencial nos dias 22, 23 e 24, em vários pontos do Centro Histórico. A trilha sonora terá também homenagens ao retorno da lendária Catita Choro e Gafieira, para lembrar os músicos Marcelo Tinoco e o maestro Neemias Lopes, ambos falecidos recentemente. O grupo se apresentará pela primeira vez depois do falecimento desses dois músicos fundamentais no resgate e manutenção do choro em nossa cidade. 

Catita Choro e Gafieira na formação original com Marcelo Tinoco e Neemias Lopes

O Centro Histórico será o reduto do choro a partir da sexta-feira (22) com a apresentação da banda titular do Buraco da Catita e ainda o Regional Choro do Elefante, a partir das 20h, na Ribeira.

Seguirá no sábado (23), no centro histórico de Natal, começando às 10h da manhã na praça Padre João Maria com apresentação do tradicional Choro do Caçuá, banda formada por alguns dos principais músicos do gênero. E seguindo, concomitantemente no Beco da Lama e no Espaço Cultural Ruy Pereira, a partir de meio dia, e no Bardallos Comida e Arte a partir das 18h.  No sábado estarão no Beco da Lama as atrações Chico Bethoven, Regional Choro do Elefante e Choro de Cordas. No Espaço Ruy Pereira terá Priscila Matos e Choro Potengi, Raphael Almeida e Rodolfo Amaral. No Bardallos Comida e Arte se apresentam Alexandre Moreira, Jubileu Filho e Laryssa Costa. 

Para fechar com chave de ouro, no domingo (24), serão duas atrações: Duo Cabroso e Choro da Terra, no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, em um show inédito na zona Norte da capital.

O Dia Nacional do Choro tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal, através da secretaria de cultura e Fundação Capitania das Arte e realização da Beju Produções.

Programação

 *22/04* 

20h Buraco da Catita – Chico Bethoven e o Regional Choro do Elefante

22h Buraco da Catita – Catita Choro e Gafieira 

 *23/04* 

10h Praça Pe João Maria (Centro) – Choro do Caçuá

12h Beco da Lama – Chico Bethoven e o Regional Choro do Elefante

12h Espaço Ruy Pereira – Priscila Matos e Choro Potengi

14h Beco da Lama – Choro de Cordas

14h Espaço Ruy Pereira –  Raphael Almeida

16h Beco da Lama – Choro Bom 

16h Espaço Ruy Pereira – Rodolfo Amaral 

18h Bardallos – Alexandre Moreira

20h Bardallos – Jubileu Filho

22h Bardallos – Laryssa Costa

 *24/04* 

16h Espaço Cultural Jesiel Figueiredo – Duo Cabroso

18h Espaço Cultural Jesiel Figueiredo – Choro da Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

RN arrecada R$ 1,8 bilhão em ICMS no primeiro trimestre de 2022

Desfile na Pinacoteca traz produções de concluintes do curso Estilo do SENAI