Condutores de ambulâncias do Samu paralisam serviço na região metropolitana de Natal

Do G1RN

Condutores de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) paralisaram seus serviços na manhã desta terça-feira (19) em Macaíba, na Grande Natal.

Segundo a categoria, a paralisação abrange 100% da frota – cerca de 18 ambulâncias que atendem a região metropolitana da capital e outras duas que atendem a região de Assu, no Oeste potiguar.

Os trabalhadores afirmam que temem pela demissão de 120 condutores após a contratação de um novo instituto, que abriu seleção para condutores de ambulância. Eles pedem garantia da manutenção dos seus empregos.

Segundo William Peixoto, presidente do sindicato dos condutores de ambulâncias do Rio Grande do Norte, a contratação da Oscip – organização da sociedade civil de interesse público – chegou a ser suspensa há cerca de um ano e meio por uma liminar da Justiça, mas foi retomada após nova decisão judicial.

“São 120 pais de família que querem alguma garantia de seus empregos. O motorista de menor experiência aqui está atuando há 10 anos”, diz.

Segundo o condutor Jailson Alves, os condutores também pedem a saída da coordenação do Samu Metropolitano. “Essa Oscip é para assumir já a partir agora do dia 7 de maio e esses 120 pais de famílias estão desempregados. Os pais de família resolveram parar porque não houve nenhuma conversa com o governo do estado. Então nós resolvemos, como já estamos desempregados, parar o serviço”, disse.

Segundo a coordenadora do Samu Metropolitano, Wilma Dantas, o serviço está paralisado para a região metropolitana, abrangendo municípios como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macaíba, Ceará-Mirim, São José de Mipibu e Nísia Floresta.

Wlma afirmou que, após a decisão judicial sobre o último processo licitatório, a empresa JMT anunciou a demissão dos servidores, o que causou a paralisação. Ela afirmou que o governo procurou a empresa para garantir o atendimento até o dia 6 de maio, último dia de contrato, mas ainda não recebeu resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

CNJ: concurso nacional premiará decisões judiciais em defesa do meio ambiente

Governo lança cursos de capacitação no turismo para 46 cidades potiguares