Projeto “A Tampinha Legal” já entregou 14 cadeiras de rodas e será ampliado em 2022

Imagine tomar um refrigerante, suco ou água; usar um produto de higiene e limpeza; consumir alimentos ou medicamentos, e com esse simples ato, ajudar a melhorar a qualidade de vida de alguém. É o que permite o projeto “A Tampinha Legal”, que arrecada tampas de plástico para serem trocadas por cadeiras de rodas. A cada 150 quilos de tampinhas recolhidas, uma cadeira é doada para uma pessoa com deficiência ou um idoso com locomoção reduzida.

Com a iniciativa, uma parceria do vereador de Natal, Tércio Tinoco, e do produtor cultural Ramon Rodney, 14 pessoas já foram beneficiadas. “Mesmo com pouco tempo de projeto, já tivemos uma adesão muito boa de parte da população natalense. Temos empresas, condomínios, comércios, escolas e igrejas arrecadando as tampinhas e nos doando. Sem falar no cidadão comum, que às vezes vem com uma quantidade pequena de tampinhas, mas juntando tudo que recebemos, conseguimos fazer mais”, diz o vereador.

José Lenildo, presidente da Amad (Associação Macaibense de Deficientes) diz que a doação feita pelo projeto a eles ajuda até mais de uma pessoa. “Algumas vezes, fazemos um ‘rodízio’ dos equipamentos. Entregamos a alguém com mais necessidade, e quando ele não precisa mais, nos devolve, e já entregamos a outra pessoa. Fazemos isso com cadeiras de rodas, camas hospitalares e outros equipamentos que tem custo mais alto”, explica Lenildo.

Hoje, a lista de espera por uma cadeira de rodas do projeto é de 8 pessoas. A pretensão é zerar a lista e ampliar a oferta. “Queremos chegar a 70 cadeiras entregues em 2022, em todo o Estado”, avisa Tércio. Pra isso, o mandato disponibiliza coletores recicláveis para recebimento dos materiais. “Basta entrar em contato pelo whatsapp 98140-2111 e solicitar. Também recebemos as doações direto no gabinete da Câmara ou no nosso anexo, em frente à Igreja de Candelária”.

A TAMPINHA LEGAL
Doações: Gabinete do vereador Tércio Tinoco
Como participar: (84) 98140-2111

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Delegados de Polícia aderem à paralisação contra o fim da ADTS

“Bode Bé”: novo canal de vídeos animados traz a cultura nordestina para a 1ª infância