Covid-19: Maternidade Januário Cicco suspende visitas e adia cirurgias eletivas

Em virtude da atual fase da pandemia da covid-19, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, adotou uma série de medidas para o enfrentamento da doença. As mudanças, orientadas pelo Comitê de Operações Emergências (COE), foram tomadas devido ao crescimento dos casos de síndrome respiratória aguda e ao afastamento de diversos colaboradores.

As medidas definem a suspensão das visitas nas enfermarias; o limite de uma única visita diária na UTI Materna com tempo máximo de 20 minutos; reforço das medidas preventivas em todas as áreas do hospital; e adiamento de cirurgias ginecológicas eletivas, com atendimento apenas de casos urgentes. O comitê anunciou ainda que está mantida a visita da mãe do neonato na UTI Neonatal, com apenas uma visita semanal do pai; permitida a presença de acompanhante para pacientes após o parto vaginal por um período de até 12h, e 24h, no caso de parte cesárea; além da agenda de pré-natal de alto risco e um ambulatório de patologia cervical.

Também está permitida a permanência de acompanhantes em tempo integral para casos de parto gemelar, para idosos, crianças até 16 anos incompletos e pessoas com deficiência; aplicação do formulário de triagem para sintomas respiratórios para os acompanhantes, bem como para os visitantes autorizados na UTI Materna e UTI Neonatal. Ainda foi definido que todos os colaboradores da Maternidade poderão ser convocados para assistência em áreas consideradas essenciais, considerando as competências e as necessidades, dos profissionais e das demandas.

De acordo com a MEJC, todas as alterações passam a vigorar imediatamente com base na Resolução-SEI nº 74, de 24 de janeiro de 2022. Todas as providências têm o objetivo de preservar os serviços essenciais, além de reduzir a circulação de pessoas na maternidade, garantindo maior proteção aos pacientes, profissionais de saúde e comunidade em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Fiart abre sua 27ª edição na sexta (28) com exigência de passaporte vacinal e máscaras

Corpo de Bombeiros inicia projeto Surf-Salva nesta sexta (28) em Pipa