UFRN disponibiliza produção intelectual da comunidade universitária

O Repositório Institucional (RI) está atualmente disponibilizando, entre outros documentos, 10.659 monografias e produtos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da UFRN. A disponibilização digital de TCCs ocorre desde 2015 e, em 2021, houve a implementação do redirecionamento de acesso à Biblioteca Digital de Monografias (BDM) para o RI. O site recebeu 1.413.373 acessos entre setembro e dezembro de 2021.

Com o término do período letivo de 2021.2, diversos alunos irão defender seus TCCs e deverão depositar seus trabalhos no RI por autoarquivamento, enquanto os professores validarão esses documentos. A equipe da biblioteca encerrará esse fluxo disponibilizando os trabalhos na base. É importante ressaltar que, para acessar o RI, docentes e discentes precisam se logar com as credenciais do SIGAA. O processo pode ser realizado pelo site www.repositorio.ufrn.br. Confira o fluxo de trabalho abaixo:

O bibliotecário Helder Araújo, responsável pelo Setor de Repositórios Digitais da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), explica que “o processo é de grande importância, tendo em vista a possibilidade de controlar e difundir a produção científica em meio digital, garantindo a visibilidade e o acesso aberto e permanente à informação produzida no âmbito da UFRN”.

Repositório Institucional

O Repositório Institucional (RI) da UFRN reúne, organiza e disponibiliza a produção técnica científica e acadêmica de sua comunidade universitária, visando à preservação da memória e da produção institucional. Sua missão é armazenar, conservar e disponibilizar na internet textos completos de acesso aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

TRT-RN lança campanha de incentivo à vacinação

Servidores da saúde adoecem e Secretaria pede compreensão à população