Exposição “A arte bruta e naif de Iaperi Araújo” começa hoje (29) na Pinacoteca do Estado

A exposição de pinturas “A arte bruta e naif de Iaperi Araújo” tem vernissage nesta quarta-feira, 29, a partir das 19h, na Pinacoteca do Estado.

Presidente do Conselho Estadual de Cultura do RN, Iaperi Araújo é desenhista, médico, artista plástico, crítico de arte, poeta e pintor.

No início, seus trabalhos focalizavam temas e costumes do Nordeste, retratando as festas do povo, suas fantasias e alegorias. Posteriormente, ligou-se aos movimentos vanguardistas do Rio Grande do Norte. Participou do movimento de renovação das artes plásticas do RN a partir da década de 60 integrando o grupo dos Novissimos com Carlos José, Dailor Varela, Marcos Silva, Walter Varela, Marcos Sá e Olavo Medeiros.

Pintor naif realizou mais de 40 exposições individuais e cerca de 700 exposições coletivas a partir de 1963 na Galeria de Artes da Prefeitura na praça André de Albuquerque. Foi premiado em Salões do Estado e nacionais, sendo inclusive destaque da Bienal Naif de Piracicaba em 1994 no módulo “Mestres do Brasil”.

A exposição “A arte bruta e naif de Iaperi Araújo” fica na Pinacoteca até o dia 31 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Clientes festejam dia do “caloteiro” e “roubadas” no Bar do Pedrinho

UERN conquista autonomia plena