Festival Alternativo de Cinema de Mossoró tem programação neste fim de semana na Praça dos Patins

Um marco do audiovisual mossoroense, o Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (Facim) promove a sétima arte e valoriza as produções audiovisuais de profissionais da terra, além de promover novos talentos. A maratona de exibições, debates, exposições e oficinas já iniciou ao longo deste mês. Nos dias 20 e 21 de novembro, o Facim terá uma programação gratuita com exibição de filmes, na Praça dos Patins Sadraque Tavares. O projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, da Prefeitura de Mossoró.

Plínio Sá, idealizador do Facim, destacou a primeira edição do festival que faz um resgate da história do cinema em Mossoró. O Festival Alternativo de Cinema de Mossoró surgiu do anseio do ator, diretor e produtor em democratizar o acesso e a produção audiovisual.

“É um festival todo trabalhado em cima do resgate histórico do cinema mossoroense, das casas de cinema locais, tanto que todas as categorias da nossa mostra são nomes de cinemas antigos aqui de Mossoró e vai acontecer na praça pública aberta ao público totalmente gratuito”, ressaltou Plínio Sá.

A programação será aberta ao público a partir das 17h30 e segue até as 22h nos dias 20 e 21 com intervenção artística, exibição de filmes, roda de bate-papo sobre assuntos relacionados ao cinema com produtores e produtoras de audiovisual de Mossoró. Ainda serão realizadas rodas de conversa com profissionais de audiovisuais da cidade, abrindo as noites do Festival. Evelyn Freitas, Wigna Ribeiro, Lígia Kiss, Madson Ney, Esdras Marchezan estarão presentes nos bate-papos.

O Facim tem seis categorias de seleção de filmes, sendo que todas foram nomeadas em homenagem aos cinemas antigos da cidade: Cine Cid (categoria competitiva para filmes de ficção); Cine Imperial (categoria competitiva para a produção de documentários); Cine Rivoli (competitiva para videoclipes); Cine Pax (não-competitiva livre); Cine Caiçara (competitiva livre); e o Cine Centenário (categoria destinada à produção mossoroense).

Festival Alternativo de Cinema de Mossoró
Dias 20 e 21 de novembro, a partir das 17h30
Local: Praça dos Patins Sadraque Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Governo regulamenta produção de queijos artesanais no RN

Festival “Eita Camarão Gostoso” acontece neste final de semana em São Miguel do Gostoso