Trabalho da UFRN é finalista do Prêmio Jabuti

e-book Culinária Selvagem: saberes e receitas de plantas alimentícias não convencionais é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2021, considerado o mais tradicional prêmio literário do Brasil. O livro colaborativo, criado por uma equipe multidisciplinar, explora potencialidades nutricionais e ensina receitas usando 12 Plantas Alimentícias Não Convencionais, também conhecidas como PANC. 

As PANC são plantas comestíveis, exóticas ou nativas, não facilmente reconhecíveis ou disponíveis para compra pela população em geral. O trabalho com essas espécies, que é refletido no livro, é fruto das ações desenvolvidas pelo Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), projeto de horta urbana pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Escrito pela professora Michelle Jacob, do Departamento de Nutrição (Denut/CCS), em parceria com a professora Angela Almeida, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC/UFRN), e com o gastrólogo Nilson Cintra, um dos objetivos do livro é fazer uma ponte entre a gastronomia e a nutrição. O trabalho ajuda a conhecer novas plantas com potencial de promover diversos tipos de benefícios ao corpo humano e ajuda a criar uma diversidade nutricional, bem como aplicar esse conhecimento no dia a dia de forma simples.

Sobre o Prêmio Jabuti, uma nova lista, com cinco finalistas, será revelada no dia 16 deste mês. A cerimônia de premiação será realizada no dia 25, de forma remota pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia, e com transmissão pelo canal da Câmara Brasileira do Livro, no YouTube. Aos interessados, o e-book Culinária Selvagem já está disponível para a leitura de forma online e gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Prefeitura de Mossoró oferece 25 vagas para curso de Cuidador de Idosos

Petróleo e melão lideram a pauta de exportação do RN em outubro