Projeto da UFRN e MTUR abre seleção de municípios para ações de turismo e gestão das orlas

O projeto Brasil, essa é nossa praia, parceria entre a UFRN e o Ministério do Turismo (MTUR), recebe, até o próximo dia 8 de novembro, inscrições de municípios banhados por águas federais, tanto costeiras quanto lacustres, fluviais ou estuarinas, que estejam inseridos no Mapa do Ministério pertencentes às categorias A, B ou C. Todas as normas da seleção foram publicadas no edital disponível neste link.

A ação deve selecionar nove municípios brasileiros e tem como objetivo geral orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas. Entre as ações específicas, o projeto deve prestar assessoria técnica na revisão e/ou elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla (PGIs) nos destinos turísticos selecionados, criando condições para que mais destinos turísticos de praia façam a adesão à política nacional do Projeto Orla.

Para Leilianne Barreto, coordenadora do projeto e professora do Departamento de Turismo (Detur/UFRN), a ação deve contribuir em um avanço para que as orlas passem a ser geridas pelos municípios. “Muitos deles têm dificuldades para aderir ao Projeto Orla, por falta de uma equipe especializada, e nós, enquanto Universidade e com uma equipe qualificada, vamos dar apoio a esses municípios para que possam conquistar essa adesão, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas”, destaca.

O projeto será realizado de dezembro deste ano a dezembro de 2022 com atividades como: oficina virtual de capacitação sobre a metodologia do Projeto Orla para os gestores dos municípios; contratação de facilitador do Projeto Orla para elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) nos municípios; acompanhamento das oficinas do Projeto Orla, do processo de elaboração do PGI e da institucionalização do Comitê Gestor da Orla no município; curso em formato EaD sobre a gestão sustentável do turismo, voltado para gestores públicos e privados; e encontro nacional de gestores dos municípios selecionados para troca de experiências, discussão e compartilhamento de boas práticas entre os municípios.

Os resultados e toda a documentação do projeto estão disponíveis no site do Programa de Pós-Graduação em Turismo. Dúvidas ou informações podem ser consultadas pelo e-mail brasilnossapraia@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Parque das Dunas recebe edição especial da FliQ neste final de semana

Questões sobre história da arte inspiram batalha de MC´s neste sábado (23) na Capitania das Artes