Sesc RN leva o maior circuito literário do Brasil para Mossoró, Caicó e Currais Novos

O pernambucano Clécio Rimas comanda oficina de Cordel, Embolada, Repente e Rap, - Foto: Lais Vareda

Até o dia 29 de setembro, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) levará até Mossoró, Caicó e Currais Novos, uma edição do projeto Arte da Palavra. Considerado o maior circuito literário do Brasil, a iniciativa permite o intercâmbio de conhecimento durante todo o ano, em que escritores de outros estados participam de ações por todo o país, inclusive autores potiguares. 

A programação do Arte da Palavra, em Mossoró, acontece com a oficina de Cordel, Embolada, Repente e Rap, sob a condução do pernambucano Clécio Rimas. Ele abordará a criação literária nos diversos tipos de poesia metrificada – sextilhas, septilhas, oitavas e décimas – além de técnicas para criação de repentes (roda de glosas), fabricação de cordéis, desenvolvimento de canções no ritmo das emboladas e sobre como esses gêneros dialogam com os beats e letras de rap em suas diferenças e semelhanças. 

A oficina acontece no Sesc Mossoró, nos dias 26, 27 e 29, e na Universidade Estadual (UERN), no dia 28, sempre das 18h às 22h. Para se inscrever, o interessado deve enviar e-mail para: oficinasesc@rn.sesc.com.br (Faixa etária: 15 anos). 

No dia 26, às 19h, a programação continua com o Circuito de Autores, que realizará um bate-papo com participação do cearense Zé Wellington e a carioca Renta Ventura, e mediação de Polly Freitas. Na quinta-feira, 28, o Circuito acontecerá também em Caicó (Escola Estadual de Tempo Integral José Augusto) e Currais Novos (Escola Estadual de tempo Integral Capitão Mor Galvão), às 9h e 15h, respectivamente. 

Wellington é professor universitário nas áreas de Marketing e Inovação, escritor e roteirista audiovisual e de histórias em quadrinho. Já Renata é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, com experiência na produção de roteiro para cinema documentário e autora de livros premiados. 

 Arte da Palavra 

O Arte da Palavra realiza três circuitos: autores, criação literária e oralidades. O primeiro reúne duplas de escritores de localidades distintas para troca de experiências e ideias com o público sobre temas comuns às suas obras. O circuito de oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como narração de histórias, saraus, performances, slams e repentes. Já a criação literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas. A programação segue no ar até dezembro. 

Serviço: 

O que? Arte da Palavra – Circuito de Autores e Criação Literária 

Quando? Até 29 de setembro. 

Onde? Sesc Mossoró 

Programação: 

  • Criação Literária: Oficina de Cordel, Embolada, Repente e Rap,  com Clécio Rimas (PE). 
  • Circuito de Autores com Zé Wellington (CE) e Renata Ventura (RJ), e mediação de Polly Freitas. 

Ativista PcD cria petição contra PL que propõe descontos em hotéis sem acessibilidade

Projeto Barca dos Céus programa evento para observação coletiva do eclipse anelar do sol