“Un Pour Tous…E todos por hUMor” reúne caricaturas e cartuns de Bonfim, Brum e Brito na Aliança Francesa a partir desta quarta (12)

Reunindo 60 trabalhos, entre cartuns e caricaturas, começa nesta quarta-feira (12) a exposição “Un Pour Tous…E todos por hUMor” dos artistas Joe Bonfim, Rodrigo Brum e Brito e Silva.

Na vernissage, marcada para às 18h, na Aliança Francesa, em Natal, o também músico Joe Bonfim recepcionará os convidados tocando bossa nova em francês, músicas que estão em seu CD lançado no Brasil e França e fará caricaturas dos interessados.

A “Un Pour Tous…E todos por hUMor” – Exposição de caricaturas e cartuns de Bonfim, Brum e Brito permanecerá até 12 de maio na Aliança Francesa e é aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Joe Bonfim

Joe Bonfim é caricaturista, cartoonista, cantor-compositor.

Nasceu em Natal – RN, Estudou Belas Artes na UFRJ e em Berlim. Publicou no Pasquim do Rio, e no jornal Palumbo de Natal. Organiza regularmente exposições individuais e coletivas de artistas brasileiros na França, onde vive há 33 anos. Bonfim foi premiado em Festivais Internacionais, na Europa. Criou juntamente com o historiador Levi Jucá, o Festival Internacional de la caricatura e cartoon do Maciço de Baturite, na serra cearense. Onde ele administra há três anos, oficinas de desenhos nas escolas e colégios da região.

Brum

Natural de Maricá-RJ. Formado em publicidade pela ESPM com especialização em direção de arte e redação. Discípulo de Daniel Azulay e fã de carteirinha da Laerte, Angeli e Henfil. Começou no mercado de cartuns fazendo caricaturas ao vivo em eventos. Atualmente mora no Rio Grande do Norte, onde passou por diversos jornais do Estado e hoje, além de atuar como diretor de arte, faz as charges do jornal do Sindicato dos Bancários do RN. Participante de diversos salões de humor e exposições nacionais e internacionais. Ilustrador, quadrinista e ex-colaborador da revista MAD, tendo lançado diversos livros de quadrinhos e charges. Vencedor do prêmio Angelo Agostini como melhor cartunista de 2015; vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2016 e 2018 na categoria artes, segundo lugar no concurso de cartum “Nova Previdência Social: Melhor Para Quem?” em 2019, um dos vencedores do Concurso de cartuns Anti-Racista promovido pela ARTIGO 19 e Coalizão Negra por Direitos em 2020 e um dos vencedores do “Prêmio de Destaque Vladimir Herzog Continuado” em 2020 com o movimento #somostodosaroeira. Além de ter recebido Menção Honrosa nos prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (artes) e 2º Salão de Humor Sobre Doação de Órgãos (charge), ambos em 2022.

Instagram: @rabiscosdobrum    Facebook: @brumchargista

Brito e Silva

José Brito e Silva jornalista/cartunista – DRT/RN- 166, nasceu na cidade de Angicos/RN/Brasil, em 20 de julho de 1959. Em 1979, com 20 anos começou a trabalhar como cartunista e diagramador, no departamento de arte e diagramação do Jornal Gazeta do Oeste e Astecam(Mossoró/RN).

No início dos anos 80 migrou para Natal, onde atuou na RN Econômico, Cooperativa dos Jornalistas de Natal, jornal Dois Pontos, jornal Salário Mínimo, entre outros. Publicou no Pasquim, Tribuna da Imprensa e Tribuna Operária Também nos anos 1980, juntamente com o cartunista Laércio Eugênio Cavalcanti e Jackson Cassiano, fundou a TABEFE, revista de charges e cartuns.


No final da década de 80 foi para Rio Branco-AC, dirigir o departamento de arte e cenografia da Tv e Jornal Rio Branco (AC).

Ganhador do Prémio de mérito proeminente XXI Salon Internazionale Diogenes Taborda Mercosur 2016, de Buenos Aires, Argentina – 100 ° Anniversario Premio Gabino Ezeiza

Ganhador do Prêmio Vladimir Herzog de 2020 – 42º Prêmio Jornalístico Vlademir Herzorg, ganhou o prêmio coletivo na categoria Prêmio Destaque Vlademir Herzorg com “Charge Continuada”.

www.blogdobrito.com.br   instagram: @ blogdobrito   Facebook: brito.silva

I Conferência Potiguar do Clima começa quinta-feira (13) na UFRN

Casa Museu Ema Klabin apresenta o musical Cabaret das Polacas; espetáculo também poderá ser visto no YouTube