Sancionada Lei que reconhece Messias Targino a “Terra do Crochê” do Rio Grande do Norte

A governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei. Nº 11.224, de 02 de agosto de 2022, que confere ao município de Messias Targino o título de “Terra do Crochê do Rio Grande do Norte”.

Segundo o deputado George Soares, autor do projeto de lei, o crochê é uma tradição que perdura desde os tempos do Povoado Junco, que então era distrito do Município de Patu (RN). “Na década de 40 do século passado, no Junco, a maioria das meninas aprendia a crochetear com as mães ou pessoas próximas, que ensinavam os principais pontos, dando espaço à criatividade para o nascimento de peças belíssimas. Nos anos 80 do século passado, no agora Município de Messias Targino, eram oferecidos cursos à população, entre eles o de crochê, que obteve destaque, tornando-se uma paixão entre as artesãs”, conta.

Para o parlamentar, com a inserção cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, além de muitas assumirem papeis de responsáveis pelo sustento da casa, o crochê se tornou também um complemento de renda ou até mesmo o meio de sobrevivência da família.

Atualmente, Messias Targino conta com um grupo de 30 a 40 crocheteiras cadastradas junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Eles desenvolvem projetos para algumas marcas da Capital chegando a fornecer aproximadamente 150 peças mensais. Além disso, elas desenvolvem a comercialização individual de peças, que são vendidas para diversos Estados brasileiros, já tendo trabalhos expostos no São Paulo Fashion Week (SPFW) 2021, na revista Vogue e em rede nacional na Record TV.

Quem visita a agradável cidade, distante 315km de Natal, pode ver como o crochê é presente no cotidiano dos messiences, fazendo parte inclusive da decoração das ruas.

Fotos: Divulgação e Ana Cadengue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

SESAP realiza dia D de vacinação contra a Febre Amarela nesta sábado (06)

Fest Bossa & Jazz – Pipa 2022 vai além dos shows e atua no incentivo da formação musical