48 pocket shows com atrações nacionais e internacionais formam a line-up do Fest Bossa & Jazz – Pipa 2022

Com 13 anos de existência, o Fest Bossa & Jazz se consolidou no calendário de eventos do Rio Grande do Norte e segue como um dos maiores festivais de jazz, soul, blues e bossa do país. E, no intuito de difundir uma “maré de boa música no paraíso”, de 18 a 21 de agosto, o Festival segue o estilo New Orleans desse tipo de evento e oferece ao público, gratuitamente, 48 pocket shows com atrações nacionais e internacionais. A produção acaba de divulgar os últimos nomes, compondo assim, uma line-up repleta de vários ritmos e culturas que irão se misturar e encantar a todos na cosmopolita Praia da Pipa.

Para marcar este retorno presencial após dois anos sem acontecer devido a pandemia, a organização confirma a volta ao Festival da diva Indiana Nomma, cantora hondurenha, que em 2019 impactou e emocionou o público com seu visceral tributo à Mercedes Sosa. Para a edição 2022, a artista vai fazer um show celebrando o jazz dos anos 20, década que consagrou e popularizou o estilo. Neste intercâmbio musical, o jazz instrumental e autoral potiguar será representado por músicos que são referência em seus respectivos instrumentos no RN, o Anderson Pessoa Quarteto, do saxofonista, professor da EMUFRN, Anderson Pessoa e o Jow Ferreira Trio mais recente trabalho do guitarrista natalense, Juliano “Jow” Ferreira que retornou recentemente à capital potiguar depois de uma temporada de dois anos em Portugal.

Jow Ferreira

A edição que vem mostrar também a força da cena musical da Praia da Pipa, confirma presença de Daniel Marrom Trio In Concert, que nasceu do encontro entre o cantor natalense Daniel Marrom com o pianista e arranjador de Currais Novos, Venâncio Dantas e o saxofonista Emanuel Alves, natural de São Tomé, nas “jam sessions da vida”. A diversidade das atrações segue com o show “Vaca Profana”, uma homenagem à vida e carreira de Gal Costa que será realizado por Katharina & Bia Gurgel, mãe e filha que dividem, além do palco, uma tradição musical familiar iniciada com a avó de Katharina, a eterna Glorinha Oliveira e que tem hoje na jovem bisneta Bia, uma revelação que representou bem o RN na 6ª temporada do reality The Voice Kids.

Bia e Katharina Gurgel

Para mais um tributo que promete marcar e emocionar, a cantora Clara Zaho que é dona de uma voz marcante, vai apresentar o “Especial Cássia Eller”. E, para fechar o último bloco das atrações, a Terra do Sal Jazz Band, formada e conduzida pelo maestro e trombonista Damião Senna de Macau-RN. A banda possui um repertório composto de standards do jazz e releituras instrumentais de clássicos do soul e da MPB em apresentações que contagiam pela dinâmica.

Atrações confirmadas

Amaro Freitas (PE), Vanessa Moreno (SP), Sérgio Groove e Khrystal (RN), Felipe Cazaux (CE), Dasta & The Smokin’ Snakes (RN), PotiJazz (RN, CE, PB e Chile), Ari Borger (SP), Choro do Caçuá (RN), Os Eloquentes (PB), Daniel Ribeiro Quarteto (RN), Cláudia Beija & Mongiovi Trio (PE), Rádio Axé e Caike Falcão (CE), Dylan Triplett (EUA), Gabriel Selvage (RS) convida Ju Santos (RN), Zaraquê Trio (RN), Pedro Índio & Rafael Chaves (PB), Maurício Tavella (Argentina), Renato Carvalho Trio (RN) e Boca Seca (RN). E, como já é considerado algo clássico em todas as edições, os shows começam pelos cortejos vibrantes ao longo da Av. Baía dos Golfinhos, com toda a dinâmica e qualidade da Bossa & Jazz Street Band, criada, há anos, especialmente para o evento.

O Fest Bossa & Jazz – Pipa 2022 é apresentado por Coca-Cola e tem o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul com apoios da Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Multimídia Design Studio, AD Telecom, FIERN, SESI e Café Santa Clara, promoção da Band RN e a realização da Juçara Figueiredo Produções. A organização do evento já confirmou também a edição em São Miguel do Gostoso/RN para o mês de outubro. Mais informações e para ficar por dentro das novidades, acesse o site www.festbossajazz.com.br e as redes sociais @festbossajazz.

Oficinas Ilha-Itinerante no Fest Bossa & Jazz

Novidade desta edição é a parceria do Fest Bossa & Jazz com a Ilha de Música. A ONG “Ilha de Música” é desenvolvida na comunidade da África, situada na Redinha (Natal/RN), desde outubro de 2006. Atende a crianças e adolescentes da comunidade, com idade entre 8 e 18 anos, oferecendo aulas de musicalização infantil, canto, flauta-doce, saxofone, trompete, trombone, violão e bateria, além de oferecer também café da manhã e atendimento psicológico para o público-alvo.

Nos dias 18 e 19 de agosto, das 08h30 às 12h e das 13h às 15h, a ONG vai oferecer oficinas de percussão, metais, madeiras, violão iniciante, violão intermediário, flauta doce e percussão corporal. As oficinas são gratuitas e livres para todas as idades.

Festa de Lançamento Fest Bossa & Jazz 2022

A produção do Fest Bossa & Jazz já quer fazer o público sentir o clima da ‘maré de boa música no paraíso’ que vem por aí. Por isso, promove no dia 30 de julho, a partir das 16h, no Cavalo de Fogo Restaurante, a “Festa Oficial de Lançamento” da edição do Fest Bossa & Jazz – Pipa 2022. O evento acontece em Tibau do Sul-RN, junto a um belo pôr-do-sol na Lagoa de Guaraíras, com performances, lançamento da programação do Festival 2022, shows musicais e outras surpresas. Na programação: 

DJ Guerreiro (Chile) que vai embalar a trilha sonora do pôr do sol com o projeto “Tropical Sunset”. E a Banda Funkeria (PB) – o grupo é uma big band que preza pela empolgação na execução das canções, com um show contagiante e divertido, homenageando ícones do pop, do soul music e da black music, como Michael Jackson, Stevie Wonder, Tim Maia, James Brown, Marvin Gaye, Beyoncé, Prince, Bruno Mars e Aretha Franklin, entre outros nomes que marcaram a história da música. 

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos no sympla, https://www.sympla.com.br/produtor/fbj  (lote promocional) ou nos pontos de venda na praia da Pipa (Cavalo de Fogo Restaurante, Manaaki Restaurante e Pipa Beach Club).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2ª ExpoAssú começa nesta sexta-feira (29) na Arena Dnocs

Prêmio de Jornalismo 2022 do Sistema Fecomércio RN oferece R$ 50 mil para comunicadores potiguares