Inscrições para edital de moda e turismo da Fapern são prorrogadas até dia 22 de julho

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), juntamente com o Sebrae no Rio Grande do Norte, prorrogou o prazo para inscrição para o dia 22 de julho da chamada pública que vai fomentar o desenvolvimento de negócios ou iniciativas com foco na sustentabilidade e na inovação para o fortalecimento das cadeias produtivas do turismo e da moda nas regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte. As duas instituições estão investindo R$ 800 mil no edital que também contempla um programa de capacitação para as empresas contempladas, cujas regras estão neste link. Os proponentes devem cadastrar os projetos no formulário que está neste endereço https://fluig.rn.sebrae.com.br/edital-moda-turismo até a data final.

O programa terá 24 meses de duração e os recursos servirão para gerar inovação nas empresas contempladas. A ideia é disseminar o conceito de educação financeira, marketing e modelo de negócios para empreendedores, além de apoiar a interiorização do turismo via criação de roteiros turísticos inovadores e a implantação de projetos que promovam a melhoria da sustentabilidade da cadeia produtiva da Indústria têxtil.

O edital Moda & Turismo – “Transforme sua ideia em uma ação de desenvolvimento para o Oeste e Seridó potiguar” foi lançado no mês passado e vai apoiar 50 projetos inovadores, sendo 25 do setor de moda e a outra metade da cadeia produtiva do turismo, com aporte financeiro de R$ 13 mil para cada proposta. O resultado do processo será anunciado no dia 9 de setembro deste ano e os contemplados terão até 30 de abril de 2023 para executar o projeto.

Os projetos contemplados receberão capacitações e mentorias. De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial (UDS) do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt, essa jornada de capacitações e mentorias deverá auxiliar as empresas com insumos técnicos para o processo de mudança nos modelos de negócios mais ágeis, estruturados e conectados com as demandas do futuro. “Os segmentos da moda e turismo precisam se reinventar para oferecer, além de produtos e serviços, experiências diferenciadas para os clientes, que estão com novos hábitos de compra, consumo e experiência”, explica a gerente.

Para participar do edital, é preciso apresentar a ideia na área de inovação ou sustentabilidade que venha a ser implantada com base nas duas regiões. Poderão participar da seleção microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais do Rio Grande do Norte. Cada projeto selecionado receberá ajuda financeira para por em prática a ideia inovadora.

Além disso, receberão todo o suporte e acompanhamento do Sebrae e da Fapern, com consultorias e mentorias nas áreas de gestão administrativa, gestão financeira e marketing. Para auxiliar os negócios candidatos ao edital, o Sebrae-RN promoveu uma série de oficinas preparatórias no intuito de detalhar as principais regras e exigências do concurso. O conteúdo da capacitação está disponível em vídeo no canal do Sebrae-RN no YouTube .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Caravana REC encerra temporada deixando legado para o audiovisual potiguar

ExpoEduc 2022 reúne educadores de todo o Brasil na capital potiguar