Mossoró Oil & Gas começa com programação voltada para o onshore

Considerada a capital brasileira do onshore (produção de petróleo e gás em terra), Mossoró sedia de hoje (5) até a próxima a quinta-feira (7) o Mossoró Oil & Gas Expo, maior evento do segmento no Brasil, no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A abertura na tarde desta terça-feira contou com a presença da governadora do estado, Fátima Bezerra, do prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, dirigentes do Sebrae-RN, autoridades estaduais e de líderes de entidades do setor produtivo.

Abertura do Mossoró Oil & Gas Expo (Fotos: Luciano Lellys)

Com ênfase na inovação e nas novas oportunidades geradas no setor a partir da presença da iniciativa privada nas operações, a feira retoma em 2022 a programação 100% presencial. O evento é uma iniciativa da Redepetro RN em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Norte, e reúne, em Mossoró, os principais atores da cadeia produtiva do petróleo e gás. É o caso da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério de Minas e Energias, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), entre outras.

Também participam as maiores operadoras de petróleo e gás do país. Entre elas, a 3R Petroleum e Potiguar E&P, que recentemente adquiriram a maior parte dos ativos da Petrobras no Rio Grande do Norte. O presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, informa que, além da exposição institucional, em mais de 90 estandes, o evento contará com vasta programação técnica. As palestras e painéis temáticos serão apresentados, ao longo dos três dias de evento, nos espaços denominados de Arena Petróleo e Gás e Arena Inovação.

Programação

Na Arena Petróleo e Gás, segundo Gutemberg Dias, os painéis contemplarão discussões técnicas e mercadológicas, com enfoque no atual cenário e nas tendências do onshore brasileiro. As apresentações serão feitas por especialistas do setor, oriundos do Brasil e do exterior. A ideia é aprofundar as discussões em torno das novas oportunidades das atividades de petróleo e gás em terra do país.

Entre os destaques das temáticas no evento, Gutemberg aponta: caminhos para um marco regulatório; midstream/downstream – oportunidades do onshore brasileiro; empoderamento feminino no onshore brasileiro; tecnologias aplicadas à recuperação em campos maduros; além de novas fronteiras de óleo e gás; perspectivas do mercado do gás no onshore; e poço transparente – desafios técnicos e regulatórios.

Simpósio e novos negócios

“Na Arena Inovação, haverá discussões e apresentação de soluções tecnológicas e inovadoras para melhorias de processos, oficina para projetos de P, D & I para óleo e gás, além do Demoday Mossoró Oil & Gás (pitch de startups selecionadas para empresas de óleo e gás convidadas)”, informa Dias. Paralelamente, ocorrerá a programação científica, no III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro, realizado em parceria com a Ufersa, que reunirá profissionais, estudantes e pesquisadores da área de petróleo e gás, com ênfase em exploração onshore. O evento também oferecerá apresentações de trabalhos, plenárias e minicursos.

O gestor do projeto de Petróleo e Gás do Sebrae-RN, Robson Matos, acrescenta que o Mossoró Oil & Gas Expo vai além das exposições e discussões em torno da cadeia produtiva do petróleo e gás. “Também oportuniza geração de novos negócios, ao promover intercâmbio comercial entre empresas compradoras e fornecedoras do setor, em evento denominado PetroSupply Meeting”, explica. Capitaneado pelo Sebrae RN, a iniciativa contempla negócios tanto no segmento de exploração e produção, quanto no setor de refino e transporte. Na edição deste ano, os encontros de negócios acontecem das 14h às 18h, nos três dias de programação.

O Mossoro Oil & Gas surgiu em 2016, como Fórum Onshore Potiguar. Em seis anos, evoluiu de 10 estandes e 100 pessoas para 90 estandes e mais de 2.000 participantes. É realizado pela Redepetro RN e Sebrae-RN, com apoio de ABPIP, FIERN, Governo do Estado, Prefeitura de Mossoró, patrocinadores e outros parceiros. O evento reafirma Mossoró como capital do onshore brasileiro nesta fase otimista do setor em face do reaquecimento da produção.

Fotos: Luciano Lellys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Bloquíssimo – Festival da Diversidade agita a Arena das Dunas neste fim de semana

Prefeitura de Natal organiza ação para destinar donativos à população atingida pelas chuvas