Podcast GeoProsa da UFRN discute visibilidade e diversidade LGBTQIA+

O grupo Programa de Educação Tutorial (PET) Geografia da UFRN realizou o 14º episódio do podcast GeoProsa, dessa vez permeando as discussões relacionadas a Visibilidade e Diversidade Sexual no Mês de Junho. O episódio, apresentado por Ezequiel Fraga e Vanessa Galvão, integrantes do PET Geografia, teve como convidado o professor Alex Ratts, doutor em Antropologia Social e atualmente discente na Universidade Federal de Goiás (UFG), além de coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais na mesma instituição. 

Nesse episódio, fala-se dos fatores históricos que fundamentam as discussões sobre diversidade e representatividade de minorias sexuais no mês de junho, as apropriações e emancipações da comunidade através dos meios midiáticos, bem como as características específicas do recorte de étnico-racial. Além disso, os apresentadores e o professor Alex realizam um recorte sobre Stonewall, rebelião que deu origem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Criado em 2020, o GeoProsa visa promover mensalmente debates relacionados à Geografia, com temas atuais e de fácil compreensão de todos os ouvintes. Ao abordar os tópicos, os apresentadores, que são membros do PET, utilizam uma linguagem de fácil entendimento para abordar as discussões e atrair, além dos discentes e docentes de Geografia, um público diverso que se interesse pela área. Alguns dos tópicos já tratados foram: os incêndios no Pantanal, xenofobia regional e o plano diretor de Natal. 

O PET Geografia (Petgeo) foi instituído no Departamento de Geografia (DGE) em 15 de setembro de 1996, sob a tutoria da professora Beatriz Maria Soares Pontes. As ações realizadas pelo Petgeo estão filosoficamente baseadas na indissociabilidade da tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão, promovendo minicursos, atividades de extensão, participações e organizações de eventos, além de pesquisas coletivas e individuais. O programa visa promover atividades da tríade com o intuito de sempre melhorar a graduação e preencher suas lacunas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Hospital Varela Santiago terá mutirão de cirurgias em crianças com deformidades nas mãos

Coletivo Online abre inscrições para curso de capacitação profissional para jovens de 16 a 25 anos