Natal vai ganhar Mercado da Agricultura Familiar

Responsável por 70% dos alimentos que vão para mesa dos brasileiros, a Agricultura Familiar vai ganhar um espaço referência para comercialização de seus produtos e o resgate da sua história e valores no Estado do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra assinou essa semana um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – Sebrae/RN para a criação do “Mercado da Agricultura Familiar”.

O espaço vai funcionar no prédio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), que será totalmente remodelado. Além da modernização da Central, o convênio prevê a capacitação técnica de produtores, permissionários, gestores e vendedores.

Investimentos

Serão investidos R$ 841.379,67, dos quais R$ 245,5 mil são contrapartida do Sebrae para execução do Programa de Excelência Agro Sustentável, que inclui capacitação e trabalhos técnicos, assim como a inserção no Projeto Lugares de Charme. O convênio terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por manifestação expressa.

“Esse era um momento muito esperado por nós, porque vai permitir fazer melhorias na estrutura da Central da Agricultura Familiar que nós estamos transformando num Mercado nesse projeto denominado Lugares de Charme. Além de um equipamento da agricultura familiar e da economia solidária, um equipamento adaptado ao turismo”, comemora a coordenadora do Cecafes, Fátima Torres.

Sobre a CECAFES

A CECAFES é gerida pela Cooperativa Central da Agricultura Familiar do RN (COOFARN) e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). Foi inaugurada em 2017 e, em 2019, com a reforma administrativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) passou a ser responsável, em cogestão, pelo espaço.

A Central dispõe de 12 boxes, 30 barracas e beneficia direta e indiretamente 1.200 famílias agricultoras por meio de cooperativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Feirinha da Árvore segue até amanhã (03) em Mirassol

26ª Bienal Internacional do Livro começa hoje em São Paulo