IBGE inicia pesquisa urbana preparatório para o Censo no Rio Grande do Norte

O IBGE iniciou a Pesquisa Urbanística do Entorno nesta semana em todas as zonas urbanas do Rio Grande do Norte. Nesse levantamento, os agentes censitários observam a existência de calçada, iluminação pública, acessibilidade para pessoas com deficiência e outros sete componentes da infraestrutura urbana.

Três itens são as novidades deste Censo: ponto de ônibus; via sinalizada para bicicletas; e existência de obstáculos na calçada. A pesquisa foi realizada pela primeira vez na operação censitária de 2010. Dessa forma, será possível analisar a evolução dos quesitos existentes na pesquisa, à época, nos bairros e cidades.

Também é a primeira vez que favelas, ocupações, comunidades e outros do gênero (tecnicamente conhecidos como aglomerados subnormais) serão pesquisados. Vinculado ao Censo Demográfico, o levantamento está alinhado ao “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11”: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Realizada até 12 de julho, a pesquisa é uma última atualização do espaço urbano antes de os recenseadores entrarem em campo, com as visitas de casa em casa, a partir de 1º de agosto.

Quesitos observados na pesquisa

  1. Capacidade da via;
  2. Pavimentação da via;
  3. Bueiro/boca de Lobo;
  4. Iluminação pública;
  5. Ponto de ônibus/Van (novo);
  6. Via sinalizada para bicicletas (novo);
  7. Existência de calçada;
  8. Obstáculo na calçada (novo);
  9. Rampa para cadeirante;
  10. Arborização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Câmara de Natal aprova criação de Biblioteca Digital Municipal

Governo convoca e nomeia 72 policiais penais aprovados em concurso público