Jornada no Bosque tem programação especial na semana do meio ambiente

Dias 4 e 5 de junho o Programa Museal Jornada no Bosque realiza uma programação especial no Parque das Dunas, em Natal. É o Jornada em Movimento na Semana do Meio Ambiente, com ações lúdicas e educativas, passeio ciclístico e exposições.

Uma das atividades propostas é o Mapa Gigante de Natal. Durante a ação, que acontece ao longo de todo o fim de semana, as pessoas poderão andar sobre o mapa, reconhecendo e encontrando lugares da cidade vistos de cima, em uma experiência imaginária e lúdica. Nesta edição a equipe do Jornada junto a outras instituições parceiras, convidarão o público a pensar e refletir sobre o tema da mobilidade e da acessibilidade na cidade de Natal.

A exposição “Concurso Jornada Fotográfica: A Natureza viva em você”, estará em cartaz durante todo o fim de semana com as 10 fotos ganhadoras. O concurso foi realizado em parceria com o IDEMA e apresenta imagens de natureza e foto performance registradas em unidades de conservação espalhadas pelo Estado.

Os dois dias de programação contam ainda com exposição e comercialização de cerâmicas das louceiras da comunidade de Sobrado, em Monte Alegre/RN. A parceria entre o Instituto Casadágua, realizador do Jornada no Bosque, e as Louceiras tem como propósito impulsionar os negócios de impacto da comunidade. No sábado, dia 4, às 14h, a Mestra Tinha ministra uma oficina gratuita de cerâmica, aberta ao público.

No mesmo dia, às 17h, a escultura Casa Mãe Terra recebe a projeção mapeada “Regeneração”, que conta uma história de cultura, saúde e natureza. Assina o roteiro da obra e direção de arte, Maurício Panella. A animação, efeitos e modelagem vídeo mapping são de Will Monteiro. Quem assina a trilha sonora é o DJ Tinoco. A projeção foi criada no ano passado e terá sua primeira exibição aberta ao público.  

Para fechar a programação, no domingo, dia 5, acontece o Jornada de Bike + Ciclo Natal, com um passeio ciclístico saindo do Parque das Dunas até o estádio Arena das Dunas. A concentração tem início às 14h, em frente ao Bosque dos Namorados, sem a necessidade de inscrição. Na Arena das Dunas está previsto a realização de um show com a Banda Skarimbó, às 16h. Em seguida, os participantes retornam ao ponto de partida.

“Durante o passeio ciclístico queremos fazer a população experimentar na prática o que é mover-se de forma ativa pela cidade. Vamos repensar nossa mobilidade com o propósito de minimizar os gases de efeito estufa, diminuir a velocidade na cidade e promover a acessibilidade para todos”, explica Maurício Panella, idealizador do Jornada no Bosque.

Toda a programação é gratuita e está disponível no site ajornada.org.

O Programa Jornada no Bosque foi aprovado nesta 3ª edição na Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, tem patrocínio da Prefeitura do Natal e conta com o incentivo do Colégio CEI, Arena das Dunas e Sicoob. Conta com o patrocínio da Lei Estadual Câmara Cascudo, Governo do Estado do RN, Fundação José Augusto e com o incentivo do Café Santa Clara. Apoio do Idema, Parque das Dunas, Sebrae-RN, Fecomércio, Sesc RN, SENAI RN, STTU, Associação de Ciclistas do RN, Bike Aventura e Ciclo Natal-Secretaria de Esporte e Lazer do Município de Natal. Uma realização do Instituto e Estúdio Casadágua.

PROGRAMAÇÃO

Sábado 04 junho
9 às 12h e 13h às 17h

Sobre a Cidade- Exposição do Mapa Gigante da Cidade de Natal (mediação cultural sobre mapa com monitores)

Local: Parque das Dunas – Tenda Jornada

Exposição Concurso Jornada Fotográfica
Local: Parque das Dunas

Exposição de cerâmica com louceiras de Sobrado- Monte Alegre

Local: Parque das Dunas – entorno da Casa Mãe Terra

10h  Laboratório sobre acessibilidade 

Com Beto Morais – Gira Dança , Divaneide Basílio – vereadora, Tércio Tinoco – vereador e Carlos  Milhor – Diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade

Local: Parque das Dunas – Tenda Jornada

14h Oficina de cerâmica com louceiras de Sobrado/ Monte Alegre (Mestra Tinha)
Local: Parque das Dunas – entorno da Casa Mãe Terra

17h Projeção Mapeada na Casa Mãe Terra Local: Parque das Dunas – entorno da Casa Mãe Terra

Domingo 05 junho
9 às 12h e 13h às 17h

Sobre a Cidade- Exposição do Mapa Gigante da Cidade de Natal (mediação cultural sobre mapa com monitores)

Local: Parque das Dunas – Tenda Jornada

Exposição Concurso Jornada Fotográfica
Local: Parque das Dunas

Exposição de cerâmica com louceiras de Sobrado- Monte Alegre
Local: Parque das Dunas – entorno da Casa Mãe Terra

10h Laboratório sobre mobilidade ativa

Com Associação de Ciclistas do RN (ACIRN) e Carlos  Milhor – Diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade

Local: Parque das Dunas – Tenda Jornada

14h Concentração Jornada de Bike + Ciclo Natal
Local: Entrada do Parque das Dunas

16h Show Banda Skarimbó
Local: Arena das Dunas 

17h Saída retorno Jornada de Bike + Ciclo Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

CINEPET realiza sua 12ª edição neste domingo (05)

Comissão de Educação da CMN debate a necessidade do ensino de espanhol nas escolas