Caio Padilha estreia o 2º episódio da série “Memória da Rabeca Brasileira”

A série em formato de podcast “Memória da Rabeca Brasileira” chega à sua segunda temporada em 2022. Tal feito só foi possível graças ao patrocínio do projeto “Madeira que Cupim não Rói” em parceria com a Universidade de Illinois nos Estados Unidos. Nesta temporada, serão sete episódios especiais dedicados ao legado do professor Gilmar de Carvalho (em memória) e do fotógrafo Francisco Sousa sobre as rabecas do Ceará.

Neste segundo episódio da série, a temática será: “A Rabeca nas Matrizes do Forró”. O texto desse episódio deve agradecimentos especiais à Paula Bujes, Fabiano de Cristo e Márcio Mattos que forneceram muitas informações através do Dossiê de Patrimonialização das Matrizes Tradicionais do Forró – especialmente preparado para o IPHAN em 2021. Para celebrar a cultura imaterial em torno das rabecas do Ceará vamos ouvir o som de mestres Totó, Zequinha Nóbrega, Toinho Barroso, Chico Barbeiro, Gerardo Patrício, entre outros.

Os episódios desta temporada vão ao ar mensalmente, sempre no último sábado do mês até outubro de 2022, com depoimentos especiais, exemplos musicais e temas surpreendentes:

Cronograma do projeto

1º Episódio: Rabecas do Ceará e o legado de Gilmar de Carvalho. (30/04/2022)

2º Episódio: A Rabeca nas Matrizes do Forró.  (28/05/2022)

3º Episódio: A rabequeira do (ser)tão masculino. (25/06/2022)

4º Episódio: Luthieria de Rabecas no Ceará.  (30/07/2022)

5º Episódio: Tirinete de Rabecas: imagem e processo.  (27/08/2022)

6º Episódio: Rabecas Paulistas no Ceará. (24/09/2022)

7º Episódio: Patrimônio Vivo das Rabecas em Gilmar de Carvalho. (29/10/2022)

Um pouco mais sobre Caio Padilha:

Caio é cientista social, ator, produtor, músico e instrumentista, envolvido com a Cultura Popular desde sempre. Nascido em família de músicos, desde 2011 ele ministra oficinas de Rabeca para jovens e adultos em diversas instituições dentro e fora do Brasil já tendo recebido dois Prêmios Funarte pela Iniciativa (2012 e 2017). Em 2012/2013 foi solista com sua Rabeca numa série de apresentações com a Orquestra Sinfônica da UFRN (Parcerias Sinfônicas 100 anos de Gonzagão – gravado pelo SESC TV-SP). Em sua experiência internacional: fez shows com a Tocandira Band no Oriente Médio (Doha/Qatar -2013), apresentações solo na Europa: França, Suiça e Austria, além de uma turnê pelos Estados Unidos em 2015, 2016 e 2017.  Tem uma trilogia de CDs gravados: Arrivals: Rabecas e Arribaçãs; Overland: Violas e Veredas; e Revivals: Acordeons e Candeeiros. Com o Selo Kuarup – SP (2019) lançou também um disco de Rabeca para crianças intitulado Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada – único do gênero no Brasil. Em 2018, fez a direção musical do espetáculo Chuva de Bala no país de Mossoró, e recebeu o Prêmio Grão de Música Brasileira. 

Serviço:

O quê? Estreia do segundo episódio da série em podcast* “Memórias da Rabeca Brasileira” e Apresentação “Nas Veredas da Rabeca Brasileira: um ano sem Gilmar de Carvalho no Ceará”.

Onde? O segundo episódio do podcast vai ao ar no Canal do Youtube de Caio Padilha (https://www.youtube.com/canaldepadilha) e demais plataformas de podcast (https://soundcloud.com/podcastcaiopadilha).

*Todos os episódios serão disponibilizados de forma gratuita

Redes:

Instagram:@fotosdepadilha (https://www.instagram.com/fotosdepadilha/)

Facebook: fb.com/paginadepadilha

Site: caiopadilha.com

Assista ao primeiro episódio desta temporada no Youtube: primeiro episódio 

Ficha Técnica:

Produção executiva e artística: Caio Padilha

Pesquisa e Argumento: Colaborativo 

Consultoria Histórica e áudio dos depoimentos convidados: Fabiano de Cristo

Desenvolvimento de Roteiro: Colaborativo

Direção de Trabalhos Técnicos: Rafael Gonzaga e Caio Padilha

Upload para todas as plataformas podcast: Caio Padilha

Redes Sociais/ Assessoria de Imprensa: Jota Isnard

Projeto Gráfico: Felipe Anjo 

Estúdio de Gravação: Olho de Hórus (Natal-RN) 

Edição de áudio / mixagem e masterização: Rafael Gonzaga e Caio Padilha

Locução/narração/apresentação: Caio Padilha

Produção Musical de Trilha Original: Caio Padilha

Parcerias Colaborativas do projeto Madeira que Cupim não Rói: Michael Silvers; Erivaldo Casimiro; Fabiano de Cristo Jr.; Natália Oliveira; Sidália Maria Martins Silva; Márcio Mattos; e Francisco DiFreitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

“Dionísia – Poema Além da Floresta” tem pré-estreia nesta sexta (03) na Casa da Ribeira

ALRN: CCJ aprova Projeto que institui programa de incentivo e valorização da economia local