Prefeitura do Natal abre 285 vagas em cursos de qualificação profissional

A qualificação profissional é fundamental para conseguir se destacar no mercado de trabalho, altamente concorrido. As empresas estão em busca de pessoas que não só consigam desempenhar funções, mas que também somem a organização com habilidades, visões e estratégias. Tendo essas questões em mente, a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) abre 270 vagas nos cursos de qualificação profissional, em 13 segmentos diferentes. Desse número, 205  vagas  são destinadas à demanda espontânea.

A oferta de cursos é parte da política municipal do trabalho, executada no Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP) da Semtas. Entre os cursos ofertados estão os de promotor de vendas, maquiagem, designer de sobrancelhas, auxiliar de cozinha, camareira, artesanato em biscuit, artesanato em E.V.A, recepcionista, corte de cabelo, espanhol, confecção de vassoura pet, amigurumi, salgados tradicionais e gourmet. As aulas terão início no dia 23 de maio e as inscrições devem ser feitas entre os dias 17  e 18 de maio, das 8h às 17h. 


Inscrições

Para fazer a matrícula, os interessados devem ter idade mínima de 16 anos completos,  ter ensino fundamental I ou II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso. As inscrições serão feitas presencialmente no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo Unidade I –Alecrim (Av Presidente Bandeira, 765 – Alecrim) e Unidade II – Zona Norte (Rua Bariri, S/No –Gramoré – Lagoa Azul) a depender do curso escolhido. Importante destacar que o Curso de Recepcionista tem como pré requisito  Ensino Médio Incompleto.

Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: RG, CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir.


Ações voltadas para mulheres

A dependência financeira é um das causas que levam a mulher a permanecer em um ambiente de violência doméstica. Atento a esse cenário, a Semtas destinou 32 vagas dos cursos de qualificação profissional exclusivas para as mulheres vítimas de violência no município.

As mulheres serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e após a conclusão do cursos essas mulheres serão direcionadas a postos de trabalho, por meio da política de intermediação de mão de obra executada pela Semtas.

Rede Socioassistencial

Das 270 vagas ofertadas, 48 serão exclusivas para a rede socioassistencial do município. As pessoas serão encaminhadas através dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Para saber onde será ofertado cada curso, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Viva+RN Via Costeira será quinzenal a partir deste domingo (15)

Musical ‘As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão’ continua até domingo (15) no Teatro Alberto Maranhão