Circuito Sinapse Darwin começa nesta sexta-feira (13) em Caicó

Inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin, “Sinapse Darwin” é o mais recente trabalho da CASA DE ZOÉ, com direção geral e dramaturgia de César Ferrario e direção de arte de João Marcelino. 

O espetáculo, que teve estreia com ingressos esgotados e excelente retorno do público e da imprensa em 2021, inicia neste mês de maio o projeto Circuito Sinapse Darwin, uma turnê do espetáculo pelas cidades de Caicó, Assu, Mossoró, Natal (Zona Norte) e Parnamirim. Todas as apresentações serão gratuitas e em espaços de fácil acesso. Apenas as cidades de Caicó e Mossoró terão controle de ingressos que serão distribuídos no local uma hora antes de cada apresentação.

Além da apresentação do espetáculo,o projeto ainda contempla a realização das oficinas “Jornada Pedagógica-Teatral Sinapse Darwin” direcionada a estudantes de produção cultural; e o lançamento do livro “Sinapse Darwin” de César Ferrario com ilustrações de FilipeAnjo, ambos com datas ainda a serem divulgadas. 

Sinapse Darwin remonta a história do naturalista e pesquisador de forma inusitada. A linha narrativa, desobediente ao tempo e a geografia, se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Nessa trajetória, fatos icônicos da vida como nascimento, formação e jornada, são espelhados e transfigurados pela memória daquele que pertencem. Requisitando a imaginação, elementos de teorias contidas em “A Origem das Espécies”, vão sendo gradualmente revelados a partir de um olhar sobre o próprio cotidiano.

Com trilha sonora ao vivo – com direção musical de Caio Padilha – Sinapse Darwin é executado sobre uma estrutura autônoma de luz, som e palco totalmente pertencente a CASA DE ZOÉ, podendo ser armado em qualquer lugar, levando o teatro para outras rotas, além das previsíveis e usuais. Uma estrutura que conclama as pessoas, das grandes e pequenas cidades, para que juntas, mais uma vez, se disponham ao exercício de imaginar.

A história de Darwin nos desperta por sua disposição as diferentes geografias, pelo respeito e admiração as diversidades étnicas e pela perspicácia em estabelecer os princípios científicos para sustentação de suas afirmações. Chegar com o espetáculo em cidades do interior do estado e zona norte de Natal é motivo de alegria para a Casa de Zoé, pois acreditamos que o acesso ao teatro e à ciência são de extrema importância para nossa evolução humana. 

“Projetar a montagem deste espetáculo e sua circulação, ainda no momento auge da pandemia, foi um grande desafio, em todas as suas dimensões produtivas, naquele instante ainda não tínhamos as certezas do tamanho que a obra seria. Ter a oportunidade de iniciar a circulação de SINAPSE DARWIN pelo interior do nosso estado do RN e na Zona Norte de Natal, é um presente pra toda a equipe do projeto, e em especial para o público potiguar. A Casa de Zoé tem como propósito promover a interiorização do teatro, e alcançar as praças. Somos muito gratos aos patrocinadores que credenciaram que esta jornada fosse possível ”. Arlindo Bezerra (Coordenador de Produção).

O projeto Circuito Darwin é uma realização da Casa de Zoé, produção da Bobox Produções e Tayó Produções, com patrocínio do Governo do estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, NEOENERGIA COSERN e Instituto NEOENERGIA. 

SERVIÇO

CIRCUITO SINAPSE DARWIN

PROGRAMAÇÃO:

CAICÓ – 13/05 (sexta-feira) – Sessões às 17h30 e 20h – Local: SESC CAICÓ.

ASSU – 17/05 (terça-feira)  –  19h – Local: Praça de Eventos Radialista Jota Keully.

MOSSORÓ – 20/05 (sexta-feira) – Sessões às 17h30 e 20h – Local: Área de Eventos do Hotel Villa Oeste. 

NATAL – 27/05 (sexta-feira) às 19h – Local: Estacionamento da UERN Zona Norte.

PARNAMIRIM – 01/06 (quarta-feira) –  Sessões às 17h30 e 20h – Local: Área Externa do Cine Teatro Parnamirim

ACESSO GRATUITO

Patrocínio: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, NEOENERGIA COSERN e Instituto Neoenergia.

Realização: CASA DE ZOÉ.

Produção: BOBOX Produções e TAYÓ Produções 

Foto: Brunno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Exposição “Bordado de Caicó” acontece no CRARN da Cidade da Criança até 11 de junho

Sesc Saúde Mulher vai a Pau dos Ferros com mais de 2.900 atendimentos gratuitos