Parnamirim homenageia Augusto Severo

A Prefeitura de Parnamirim, por meio do Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), realizará na próxima quinta-feira (12), um evento em alusão aos 120 anos da morte de Augusto Severo. O evento acontecerá no próprio CCTV, às 11h e, na ocasião, será inaugurada uma exposição fixa em homenagem ao segundo brasileiro pioneiro do desenvolvimento aeronáutico. 

Severo nasceu em 11 de janeiro de 1864, em Macaíba, foi deputado pelo Rio Grande do Norte em 1884, além de professor e escritor. Motivado pelos trabalhos em aerostação do inventor paraense Júlio César Ribeiro de Souza, que apresentou um projeto de dirigível ao Instituto Politécnico Brasileiro em 1881, Severo passou a se interessar pelo voo, realizando observação de aves planadoras e construindo pequenos modelos de pipas, uma das quais denominou Albatroz.

Augusto Severo construiu em Paris, na casa Lachambre, dois balões: o “Bartolomeu de Gusmão”, em 1894, e o “Pax”, em 1902. Em 12 de maio de 1902, quando decolou com seu Dirigível Pax, para seu primeiro voo sobre Paris, juntamente com o mecânico francês, Georges Sacchet, Severo sofreu um acidente que ceifou tanto sua vida, quanto a de seu companheiro de viagem. O aeróstato explodiu no ar e caiu sobre a Avenue Maine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Mossoró: Prefeitura e CDL lançam o concurso “Vitrine Junina” 2022 nesta terça-feira (10)

Campeonato Municipal de Quarentões de Macaíba começa no neste sábado (14)