Prorrogadas inscrições para o Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (Nagam), prorrogou até o dia 09 de maio as inscrições do 2º Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental do Rio Grande do Norte. A iniciativa tem o objetivo de divulgar os relatos de experiências exitosas e projetos de gestão socioambiental realizados nos municípios do estado e fomentar a replicação de boas práticas na área.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no site do Instituto, idema.rn.gov.br.

Os interessados podem inscrever relatos de experiências exitosas ou projetos com o objetivo de solucionar problemáticas socioambientais, no âmbito do RN. O recorte territorial deverá delimitar e especificar, obrigatoriamente, se os relatos ou projeto ocorrem na zona urbana ou rural, em um ou em vários municípios do estado. Também, podem concorrer iniciativas que estejam em andamento ou tenham sido concluídas. Mais informações no edital.

Para a supervisora do Nagam/Idema, Hortência Carvalho, lançar o 2º Concurso é uma maneira de fomentar a replicação de boas práticas na área de gestão socioambiental do Estado. “Queremos oportunizar, difundir e dar visibilidade à realização de ações sustentáveis do RN é fundamental no trabalho de integrar a comunidade e sensibilizar os diversos setores para que adotem, ampliem e divulguem práticas ambientais sustentáveis. Por isso, resolvemos ampliar o prazo para que os municípios possam encaminhar suas propostas e ações de responsabilidade ambiental ”, disse Hortência.

As categorias do Concurso são: Relatos de experiências exitosas ou projetos desenvolvidos exclusivamente pelo Poder Público Municipal; Relatos de experiências exitosas ou projetos desenvolvidos pelo Poder público municipal com a participação de Organização Não Governamental sem fins lucrativos e/ou Instituição de Ensino e Superior; Organização Não Governamental sem fins lucrativos; Organização Não Governamental sem fins lucrativos com a participação do Poder Público Municipal e ou Instituição de Ensino e Superior.

As áreas temáticas que podem concorrer ao Concurso são: Resíduos sólidos;   Educação ambiental; Tecnologias aplicadas à gestão ambiental; Proteção da biodiversidade; Unidades de conservação; Agroecologia; Direito e legislação ambiental; Água potável e saneamento; Soluções para cidades sustentáveis; Recursos hídricos; Energias renováveis; Mudanças climáticas; Recuperação de áreas degradadas.

A divulgação do resultado do Concurso ocorrerá na semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no mês de junho.

Serão classificados para fins de premiação os três primeiros resumos expandidos de cada categoria em ordem decrescente de pontuação. A premiação para os três primeiros colocados consiste em prêmios, troféus “Ecoar Sustentabilidade” e certificados de participação e classificação alusivo ao II Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental do Rio Grande do Norte. O 1º classificado de cada categoria ganhará um computador tipo laptop; o 2º classificado de cada categoria receberá um celular tipo Smartphone; já o 3º classificado de cada categoria será contemplado com uma impressora multifuncional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Parnamirim oferece desconto de 40% a 80% dos débitos atrasados do IPTU

Inscrições para o Festival Independente de Quadrilhas Juninas de Mossoró seguem até 10 de maio