Planetário Barca dos Céus abre vagas para bolsistas e voluntários

O Planetário Digital Móvel Barca dos Céus, projeto do grupo de pesquisa em ensino de física e astronomia do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN (DFTE/UFRN), está com inscrições abertas para bolsistas e voluntários. As vagas são destinadas a alunos de graduação de qualquer curso da UFRN interessados em obter treinamento para uso dos equipamentos do projeto, participar de discussões semanais e vivências sobre os temas relacionados ao projeto, produzir material didático e conteúdo para as redes sociais, além de interagir com o público do planetário.

A professora do DFTE e coordenadora do projeto, Auta Stella, explica que, além dessas oportunidades de experiência, os estudantes terão instruções para as ações presenciais do projeto. “Nossa perspectiva é preparar esses novos membros para o trabalho presencial em paralelo ao trabalho virtual, que já vem sendo desenvolvido nos últimos semestres, visando a um retorno totalmente presencial somente em 2023. Contudo, abrimos a possibilidade de, próximo ao final do ano, algumas das mostras agendadas previamente para o formato virtual serem realizadas em formato presencial”, pontua a professora.

O Planetário Móvel da UFRN desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que visam, particularmente, popularizar e apoiar o ensino formal da Astronomia e de conhecimentos afins, em perspectivas que possam contribuir para uma maior sensibilização e compreensão do meio ambiente local e planetário. Entre os objetivos da ação de extensão, estão: estimular o contato com o céu real, não somente com o planetário; resgatar e contribuir para a valorização de conhecimentos tradicionais sobre o céu; unir conhecimentos do passado com as indagações que nos guiam para o conhecimento futuro sobre o cosmos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de março. Os interessados em concorrer às bolsas deverão demonstrar interesse por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), seguindo o caminho: Bolsas > Oportunidade de Bolsas > Bolsas de Extensão, além de enviar um e-mail com histórico escolar, para a coordenação do projeto, e estar inscrito no Cadastro Único da UFRN como discente prioritário. Aqueles que forem selecionados para as vagas remuneradas terão jornada semanal de 20 horas, de segunda a sexta-feira. Já os voluntários irão trabalhar conforme acordo junto à coordenação do projeto.

No dia 31 de março, cada inscrito receberá um e-mail informando se foi selecionado para a entrevista de seleção dos bolsistas ou se poderá seguir na seleção como voluntário. Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do projeto, ou entre em contato pelo endereço  planetariobarcadosceus@fisica.ufrn.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

I Open Macaíba de Jiu-Jitsu acontece neste sábado (26)

Nota Potiguar disponibiliza 600 ingressos para mata-mata da Superliga