Inauguração de estátua, show e livro homenageiam a “Rainha do Chorinho” Ademilde Fonseca

A mais famosa e ilustre cantora nascida em solo macaibense será homenageada pela Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na próxima quinta-feira (10/03) em evento que ocorrerá no canteiro central da Rua Dr. Pedro Matos (Rua da Aliança), a partir das 18h. Na ocasião, haverá a inauguração de uma estátua da cantora Ademilde Fonseca, conhecida em todo o Brasil como a “Rainha do Chorinho”.

Em seguida, a partir das 19h, no auditório do Centro de Convivência Pax Clube, será promovido um show gratuito com Eymar Fonseca, filha de Ademilde, e por fim, o lançamento do livro: Ademilde Fonseca: a Rainha do Chorinho, de autoria de Airton da Fonseca Barreto.

Essa programação faz parte das ações da Prefeitura em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 08 de março. “Todas as mulheres macaibenses serão homenageadas através da cantora Ademilde Fonseca.”, pontuou o historiador e secretário municipal adjunto de Cultura e Turismo, Anderson Tavares de Lyra.

Ademilde Fonseca

Ademilde Ferreira Fonseca nasceu no município de Macaíba, a 4 de março de 1921. Mais tarde, mudou-se para Natal, onde sua família fixou residência; aqui se casou e dali se lançou no mundo musical. Uma de suas primeiras apresentações ao público deu-se através da famosa rede de amplificadoras de Luiz Romão, com sede no bairro da Ribeira.

Mudando-se, com a família, para o Rio de Janeiro, então capital da República, Ademilde tornou-se, ao longo das décadas de 40 e 50, uma das mais prestigiosas cantoras brasileiras. É verdade que não chegou a ter a fama de uma Emilinha Borba ou de uma Dalva de Oliveira, tampouco mereceu o prestigio junto à crítica, que desfrutava Elizeth Cardoso, por exemplo.

Dona de estilo especialíssimo, foi uma das primeiras senão a primeira intérprete do choro cantado. Dentre os sucessos por interpretados, destacam-se: “Tico-tico no Fubá”, “Apanhei-te Cavaquinho”, “Delicado” e “Meu Cariri”. Ademilde faleceu no Rio de Janeiro, a 27 de março de 2012, com 91 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

França quer igualdade de gênero em Olimpíadas de 2024

Detran realiza nesta sexta leilão virtual com 221 lotes de veículos