Mês de março inicia com bons volumes de chuva no RN

O mês de março marca o início do período chuvoso no semiárido do Rio Grande do Norte. As chuvas ocorridas no primeiro fim de semana do mês, especialmente do sábado para o domingo (dias 05 e 06), registraram volumes acima de 100mm em diversos municípios do estado. O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas em mais de 90 municípios do RN. A causa apontada pelas análises é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI), sistema meteorológico que atua nos trópicos sendo fruto da convergência de ventos que arrastam a umidade para superfície e associada ao aumento da temperatura do oceano Atlântico Sul (28,6°C), favorece a formação de nuvens de chuva.

“As perspectivas são de que o mês de março de 2022 apresente melhores volumes de chuva, com mais regularidade, do que o mês em anos anteriores devido a atuação da Zona de Convergência e o aquecimento dos oceanos”, avaliou o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

O sistema de monitoramento da Emparn registrou um acumulado de chuvas acima de 80mm em outros municípios do Estado, no final de semana, como Parnamirim 165,7 mm e Natal 114,8 mm (Leste), Poço Branco 102,8 mm (Agreste), Serra Negra do Norte 93,2 mm (Central) e José da Penha 89,1 mm (Oeste).

A capital potiguar registrou 256mm, entre o sábado e o domingo de acordo com o sistema do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). Bristot explica que esse acumulado é resultado da influência da localização dos postos do Centro, que ficam próximos ao rio Potengi, como Cidade Alta, Rocas e Ribeira. “Esses locais estão num corredor onde ocorre umidade em níveis mais altos, provocadas pela proximidade ao rio Potengi. O volume registrado, de 256mm, é superior ao esperado para o mês de março todo na capital potiguar. E ocorreu num intervalo de 6h, com média de 50mm por hora”, pontou o meteorologista.

O boletim pluviométrico completo, bem como outros dados relacionados ao sistema de monitoramento da Emparn (temperatura, umidade, pressão, etc.), podem ser acessados no site emparn.rn.gov.br, menu Meteorologia.

Previsão dia a dia

07/03/22 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

08/03/22 – terça-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de precipitação nas regiões do Vale do Açu e Seridó.

09/03/22 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de precipitação nas regiões do Vale do Açu e Seridó.

10/03/22 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de precipitação nas regiões do Vale do Açu, Mossoró e Alto Oeste

11/03/22 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de precipitação nas regiões do Vale do Açu, Seridó, Mossoró e Alto Oeste.

12/03/22 – sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

13/03/22 – domingo – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Painel e aula inaugural abrem Mês da Mulher na Assembleia Legislativa

Coletânea de cordéis homenageia mulheres que fizeram história no RN