Conferência Estadual Popular de Educação acontece dias 10 e 11 de março

Nos próximos dias 10 e 11 de março acontece a Conferência Estadual Popular de Educação do Rio Grande do Norte (Conape). O evento, em formato online e no período da manhã, “é um espaço de resistência e luta pela democracia e educação pública”, diz sua organização.

Em 2022, o eixo temático geral do evento é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. 

As pessoas interessadas em participar do evento devem preencher o formulário eletrônico de inscrição, basta clicar neste LINK.

Ações ocorrem desde 2021

Com o Lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, a Conape 2022 objetiva mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação (PNE) e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país. Dentro dos seus objetivos específicos, está o de potencializar a confiança nos profissionais da educação, nas instituições e nos estudantes, “visando à materialização de processos formativos e avaliativos contextualizados, vinculados a projetos educacionais democráticos e emancipatórios”.

No 1º semestre de 2021, foram realizadas as conferências municipais, intermunicipais e territoriais. No estado do RN aconteceram as Conferências Intermunicipais Populares de Educação, organizadas em 10 polos regionais que congregam os 167 municípios do RN, totalizando uma participação de mil pessoas, entre eles delegados, convidados e observadores. 

Programação

10 de Março de 2022
8h30 – Abertura Oficial.
9h30 – Conferência: “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, com os professores João Bosco Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), e Heleno Araújo Filho, do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).
11 de Março de 2022
8h30 – Conferência: “Desigualdades educacionais no Rio Grande do Norte”, com a professora Lilia Sumiya, da UFRN.
9h30 – Conferência: “Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos”, com professora Mercês Silva, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN).
10h30 – Debate Geral
11h30 – Indicação de delegados à Conferência Nacional Popular de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Thiago Arancam chega a Natal pela primeira vez com a turnê Mágico Amore

Evento no Parque das Dunas orienta como doar para instituições através do Imposto de Renda