UFRN: Mestrado Profissional em TI abre vagas para seleção de novos alunos

O Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (PPGTI/IMD) está com inscrições abertas até o dia 21 de março. São ofertadas 26 vagas, sendo 12 para ampla concorrência, 12 para funcionários ou sócios de instituições atuantes no setor e duas para capacitação interna de servidores efetivos da Universidade. O curso para mestrado profissional apresenta três linhas de pesquisa: Engenharia de Software, Inteligência Computacional e Infraestrutura de TI.

O coordenador do PPGTI, Eiji Adachi, aponta que a importância do mestrado profissional é que, nesse tipo de pós-graduação, a abordagem prática e o foco aplicado são voltados à solução de problemas em um contexto de vida real. “O nosso mestrado tem como interesse atrair profissionais de TI, de modo bem amplo, e trabalhar em problemas reais e específicos que ocorrem dentro das empresas, instituições e organizações de modo geral, para, a partir de uma problemática real e prática do dia a dia, fazer com que o aluno atue em dois papéis diferentes: identificar o problema e solucioná-lo”, explica.

Ele diz ainda sobre o principal objetivo do curso: “Vamos formar uma pessoa que vai ter uma maneira mais rigorosa de como enxergar um problema e compreendê-lo melhor e, dentro do contexto de trabalho, o aluno irá saber formas de propor uma solução que será testada e validada seguindo uma metodologia puramente baseada no método científico. Com essa característica profissional, o retorno para as empresas e órgãos públicos que vão empregar essas pessoas vai ser, além de positivo, imediato”.  

Os interessados deverão acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), preencher o formulário de solicitação de inscrição e anexar documento de identificação com foto; diploma, certificado de colação de grau ou certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC na área de Computação, Engenharias ou em outras áreas; proposta de trabalho; currículo Lattes; e planilha do anexo IV/V, que pode ser vista no edital do processo seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 180. Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem ter isenção do pagamento do valor. 

O processo de seleção acontecerá em quatro etapas: homologação das inscrições, análise da proposta de trabalho, avaliação da apresentação da proposta de trabalho e análise curricular. A data prevista para divulgação do resultado final é 14 de abril e os aprovados deverão confirmar interesse pelo e-mail ppgti@imd.ufrn.br, com assunto Interesse em Matrícula no Mestrado Profissional do PPGTI, até o dia 22 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policiais civis decidem paralisar atividades

Baile CarnavALL confirma Solange Almeida e mais 6 atrações na Cervejaria Oktos