UFRN: Observatório publica dossiê sobre desigualdades na educação

O Observatório das Desigualdades do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (Dapgs), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), publicou a primeira edição do Dossiê das Desigualdades com cinco capítulos sobre Educação e Desigualdades. Os textos foram desenvolvidos e organizados por discentes do curso de graduação em Administração, por meio de uma atividade de extensão integrada ao ensino, em parceria com especialistas no tema de diferentes estados, instituições e trajetórias. 

Esta edição inicia com o texto Educação e Desigualdades: uma introdução, produzido por Lilia Asuca Sumiya e José Cássio da Costa Junior, que introduz o debate conceitual e descritivo para entender a educação e as desigualdades na sociedade brasileira. O segundo texto é intitulado Educação básica e desigualdades em tempos de pandemia: um diagnóstico. Nele, Bruno Lazzarotti Diniz Costa e Jailma Fernandes da Silva traçam um panorama de como a pandemia — e a forma como se lidou com ela — afetou as (já) graves desigualdades educacionais no Brasil. Em seguida, Sandra Cristina Gomes e Aline Santana Franco de Siqueira apresentam os dados sobre a educação básica no Rio Grande do Norte (RN), por meio do texto Como corrigir as desigualdades educacionais? Apontamentos a partir do caso do Rio Grande do Norte.

No quarto texto, Educação básica e gênero: políticas educacionais e a falácia da “ideologia de gênero”, Anabelle Carrilho, Lucelia Bassalo, Silvia Cristina Yannoulas, Sophia Afonso e Alexandre Barbosa refletem sobre o efeito do crescente neoconservadorismo na educação brasileira, especialmente no que diz respeito às relações de gênero e sexualidades. No quinto texto, um tema central para a discussão sobre educação e desigualdades no ensino superior é discutido por Renato Emerson dos Santos, em As cotas e a presença negra nas universidades brasileiras, que recupera o histórico das ações afirmativas nas universidades no Brasil e apresenta uma análise crítica sobre o papel das mudanças vivenciadas nas universidades nestes últimos 10 anos, apontando ainda desafios que permanecem no horizonte futuro.

Dossiê das Desigualdades tem periodicidade anual e enfoca um tema importante para conhecer e debater, valorizando a articulação de diferentes abordagens e perspectivas produzidas por autoras e autores com histórias de vida e conhecimentos distintos.

O Observatório das Desigualdades é um projeto de extensão criado em 2020, no Dapgs, cujas atividades incorporam a extensão, o ensino e a pesquisa para promover e divulgar conhecimentos sobre desigualdades e ações públicas para seu enfrentamento. Para cumprir com sua missão, o Observatório atua por meio de um amplo leque de parcerias, dentro e fora da UFRN, realizando cursos e eventos, produzindo pesquisas, concursos e publicações, além de outras iniciativas de divulgação de conhecimento.

Outras informações podem ser consultadas pelo e-mail observadesigualdadesufrn@gmail.com, no site do Observatório ou na página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Natal abre novo ponto de vacinação na Ferreira Costa a partir desta terça-feira (08)

“Mossoró Vacina” imuniza 2.309 pessoas no fim de semana