Filmes produzidos pelo curso de Audiovisual da UFRN serão exibidos na 25ª Mostra de Tiradentes

A produção cinematográfica do curso de Audiovisual (DECOM/CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte segue rendendo bons frutos ao professor Rodrigo Almeida Ferreira e seus alunos. Mais uma vez, quatro filmes dirigidos e produzidos por eles foram selecionados para uma importante mostra nacional. Os curtas-metragens O Nascimento de Helena (Rodrigo Almeida); Bege Euforiada estudante de Jornalismo Anália Alencar; Time de Dois, do mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) André Santos; e Cidade Sempre Nova, do concluinte em Audiovisual Jefferson Cabral, foram selecionados para a 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), que ocorre entre os dias 21 e 29 de janeiro, de forma on-line e gratuita, na página do evento.

Os curtas realizados pelo professor Rodrigo Almeida e por Anália Alencar serão exibidos na Mostra Foco, que é a mostra competitiva oficial de curtas; o de André, por sua vez, poderá ser conferido na Mostra Praça, depois de passar por inúmeros festivais nacionais; e o de Jefferson Cabral, na Mostra Formação. O curta realizado por este último, inclusive, foi o projeto experimental apresentado em seu trabalho de conclusão de curso, orientado por Rodrigo.

Para o professor Rodrigo Almeida, o fato de produções do curso serem indicadas a um dos maiores eventos do cinema nacional representa o fortalecimento da produção audiovisual dentro do estado, bem como o impacto que a UFRN vem gerando em transformações e ampliações de sua realização no cenário local, estando ligando a sua expansão e reconhecimento a nível nacional.

“A seleção desses filmes vem para legitimar mais ainda a importância e a força da produção audiovisual no estado. Eu cresci em Recife e vi esse processo ocorrer lá de maneira muito forte. Quando ele foi crescendo, se fortalecendo e gerando uma identidade cultural. Eu vejo que aqui está acontecendo isso agora. E isso é muito bom para pensarmos uma série de questões. Reafirmar o valor da cultura do Rio Grande do Norte, fortificar um orgulho de estar aqui, de produzir aqui. Há uma ideia também de se ver representado, de existir dentro do cinema nacional”, conclui Rodrigo.

A mostra, que abre o calendário de festivais no Brasil, ocorreria de forma presencial. Mas em decorrência do avanço na nova variante do coronavírus no Brasil, a ômicron, o formato foi cancelado e a mostra se dará de maneira on-line, com a exibição dos curtas no site da mostra de Tiradentes. Segue a programação de exibição dos filmes, seguidos de um bate-papo com os idealizadores, produzidos pelos alunos da UFRN:

Programação

Time de Dois. Direção: André Santos

Segunda-feira, 24/01, às 21h00m. Mostra Praça

Cidade Sempre Nova. Direção: Jefferson Cabral

Quarta-feira, 26/01, às 17h30m. Mostra Formação

Bege Euforia. Direção: Anália Alencar

Quarta-feira, 26/01, às 22h30m. Mostra Competitiva Foco

O Nascimento de Helena. Direção: Rodrigo Almeida

Quarta-feira, 26/01, às 22h30m. Mostra Competitiva Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrições para processo seletivo do Censo 2022 terminam às 16h desta sexta-feira (21)

Empreendedores de Mossoró têm até 31 de janeiro para pagamento do Alvará 2022