Software desenvolvido por alunos da UFRN para estudantes com deficiência auditiva recebe registro definitivo do INPI

Um software criado para ser um recurso educativo no auxílio à aprendizagem matemática nos campos da probabilidade e estatística por estudantes surdos e ouvintes recebeu, nessa terça-feira, 4, o registro definitivo de propriedade intelectual pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). 

Denominado Conta Kg Bilíngue, o programa de computador tem como inventores Amanda Maria Domingos de Oliveira, Dennys Leite Maia, Eli Sales Muniz Lima, Flávia Roldan Viana, Gabriel Vieira Barreto e Jason Willyan Castro do Nascimento. Com aplicação destinada ao uso em navegadores da web, no Kg Bilíngue todo o conteúdo informativo é apresentado em português e Libras.

Nele, são propostas três atividades distintas, nas quais, em cada uma delas, o aluno irá exercitar diferentes habilidades. A ordem da realização das atividades depende da dinâmica que o professor quer colocar em prática durante as exposições em sala. No documento apresentado ao INPI, os autores relatam que todas as informações apresentadas estão relacionadas com a escolha de alimentos e os seus respectivos valores calóricos. 

Na atividade Aprenda a Analisar um Gráfico de Barras, são apresentados diferentes valores, expressos em calorias, com a sua respectiva representação em um gráfico de barras, enquanto na Construa seu Próprio Gráfico, o aluno deverá analisar valores apresentados em uma tabela e, em seguida, construir um gráfico pictórico que representa esses valores. 

Por fim, a Conheça e Estude o Gráfico de Pizza permite ao aluno analisar um gráfico de setores com o objetivo de responder corretamente à questão proposta, cada vez que o aluno acessa essa questão os valores apresentados são diferentes.

Os inventores interessados em registrar programas de computador têm a opção de, acessando o endereço www.agir.ufrn.br, visualizar um passo a passo elaborado pela equipe da Agência de Inovação (AGIR) sobre como proceder. Dúvidas adicionais podem ser solucionadas através dos telefones 99167-6589 / 99224-0076.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Reservas hídricas do RN correspondem a 37,61% de sua capacidade total

Camomila Chá, Skarimbó e Tiquinha Rodrigues lançam “Cantos Sagrados” em plataformas digitais