Documentário “Luiz Campos, um encantador de palavras” será lançado nesta sexta-feira (24)

Nascido aos 11 de outubro de 1939, o mossoroense Luiz Campos foi poeta, repentista e cordelista. Brincava com as palavras, mesmo estas não indo para um livro. Ria da sorte e cativava plateias pela simplicidade e o fino linguajar nordestino no trato com o vocabulário e uma velocidade invejável em anexar “causos” em tudo que fluía à sua volta.

E é para contar essas histórias de Luiz e para que ninguém esqueça de sua grandeza poética, que o chargista, caricaturista, artista plástico e editor do site e revista Papangu na Rede está lançando nesta sexta-feira, 24, o documentário “Luiz Campos, um encantador de palavras” em seu canal do YOUTUBE.

No documentário, de 41 minutos, patrocinado pela Lei Aldir Blanc, os poetas Antônio Francisco, Nildo da Pedra Branca, José Di Rosa Maria, Crispiniano Neto e Genildo Costa e o pesquisador e escritor Kydelmir Dantas falam sobre Luiz Campos e sua importância para a poesia de cordel.

As gravações misturam diversos momentos, com Luiz Campos em 2011, cenas de seu enterro em 2013 e depoimentos colhidos agora em 2021. Poesias e causos se sucedem numa justa homenagem. Compadre e vizinho de Luiz Campos desde menino, Antônio Francisco “conversa” com o amigo em versos e nos leva com eles para um paraíso onde a poesia e a cultura são elementos mais que valorizados, divinos.

Serviço:

“Luiz campos, um encantador de palavras” (41’)

Estreia: 24 de dezembro no canal do Youtube

Direção: Túlio Ratto

Produção e Entrevistas: Ana Cadengue

Assistente de Produção: Tuca Viegas

Diretor de Imagens: João Batista Freitas

Edição: Ramatis Pessoa

Ilustração em xilogravura: Rodrigo Brum

Interpretação do poema “Meu caso é um descaso”: Carlos José

Patrocínio: Lei Aldir Blanc, Governo do Estado do Rio Grande do Norte/Fundação José Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Jerimum Jazz promove lives musicais nos dias 23 e 30 de dezembro

Funcionamento do Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi durante os feriados