Final do Concurso Linus Lerner acontece nesta quinta (23) e conta com voto popular

Jovens talentos da música lírica do país disputam a final do Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil, em parceria com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico 2021, nesta quinta-feira (23). Com participação do voto popular, o anúncio do resultado acontece durante transmissão ao vivo pelo Instagram oficial da OSRN (@rnsinfonica), a partir das 18h.

Foram 40 habilitados para a fase seguinte, desses, 18 são finalistas. E um vencedor é escolhido através do voto popular que acontece de forma exclusiva pelo site da Orquestra (www.osrn.com.br), até às 18h do dia 23 dezembro (quinta-feira).

Conheça os finalistas: Ariel Castilho (MG), Débora Faustino (SC), Flávia Gattás (SP), João Luiz Gomes Júnior (RS), Laiana Oliveira (DF), Lucas Melo (PE), Marcela Panizza (SP), Marco Assunção (GO), Maria Clara Vieira (SC), Maria Gerk (RJ), Paolla Soneghetti (RJ), Ricardo Gaio (RJ), Sávio Faschét (MG), Sofia Toscado (RJ), Sophia Dornellas (DF), Tania Gomez (RJ), Thaise Giunco (SP) e Willian Pereira (PB).

Criado para apoiar e incentivar talentos brasileiros, entre 18 a 35 anos, nascidos ou naturalizados no Brasil, residentes ou não no país, os prêmios se dividem nas categorias: Júri OficialMenção HonrosaIncentivo ArtísticoRevelação Juvenil e Voto Popular. No total, são 26,5 mil reais distribuídos entre 14 prêmios aos vencedores das categorias em destaque.

A comissão julgadora é formada por profissionais da área, com carreiras internacionais reconhecidas, dentre os nomes estão: Claudia Azevedo (EUA/BRA), soprano, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializada em canto pelo Conservatório Superior de Música Del Gran Teatro Del Liceo, de Barcelona; Liliana Del Conde (MEX), soprano, professora de canto e língua alemã, compositora, produtora, diretora de cena, desenhadora e diretora do Festival Opera San Luis y Festival Opera Sin Limites – FOSL; Zaira Soria (MEX), soprano, estreou com a Compañia de Ópera de Bellas Artes do México e desde então mantém atividade como solista de ópera e concerto; Andrew Stuckey (EUA), barítono, professor de canto e de música associado a Universidade do Arizona, e professor de canto do Festival de Ópera de San Luis Potosi (FOSL); Armando Mora (MEX), tenor, estudou canto em Juilliand School of Music e Mannes College em Nova York, no Estúdio da Ópera de Bonn, Alemanhã, Israel, Florência e Itália, além de professor no FOSL; e Oziel Garza Ornelas (MEX), barítono, com extensa carreira levando seu canto pelo mundo, com apresentações com a Oper Frankfurt, The Washington Opera, Grand Théâtre de L’Opera Genève e outras.  

O evento ocorre pela segunda vez no país e tem enorme contribuição para a ópera nacional. A Edição Brasil é um desdobramento do 6º Concurso Internacional de Canto Linus Lerner realizado pelo Festival de Ópera de Sín Limites (México) em parceria com Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO). As edições anteriores do concurso receberam mais de 630 inscrições oriundas de 24 países e premiou cantoras e cantores que lograram carreiras internacionais.

O maestro, Linus Lerner, é um incentivador da ópera e efetua há anos um trabalho em prol do desenvolvimento de cantoras e cantores líricos em países distintos, principalmente no México, por meio do concurso de canto e programas de classes e masterclasses. Por essa trajetória, o concurso recebe o nome Linus Lerner, que também garante a participação ativa de diversos patrocinadores advindos, na maioria, da SASO e de artistas de vários países que creditam expectativas positivas na capacidade filantrópica e no seu desempenho como maestro e diretor artístico.

A Edição Brasil conta com o apoio financeiro da SASO, contribuições de profissionais e instituições da área artística mundial e do projeto Movimento Sinfônico da OSRN – esse, realizado através da Lei Câmara Cascudo com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto Neoenergia e Cosern, e da Lei Djalma Maranhão com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.

VOTE AQUI: https://imersao.online/concursolinuslerner/-

YouTube – https://www.youtube.com/c/OSRN_OFICIAL

Facebook – @rnsinfonica

Instagram – @rnsinfonica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Começa a votação do Plano Diretor de Natal na Câmara Municipal

Vacinação da Covid em Natal terá horário diferenciado no final do ano