Cajueiro de Pirangi completa 133 anos

Um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte, o Cajueiro de Pirangi completa 133 anos hoje (20). Para comemorar, a gestão do local preparou uma programação com apresentações culturais, exposição de artesanato e shows musicais. E tudo com a entrada é gratuita.

A árvore faz parte da vida da comunidade e do roteiro turístico dos visitantes do RN, tanto é que por ano, o Cajueiro recebe mais de 300 mil visitantes. Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), ele possui um quadro funcional que ajuda a manter o Cajueiro. Em sua maioria, os colaboradores moram no entorno – Pirangi, Pium, Búzios e Cotovelo. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, esse é um momento especial em que devemos nos lembrar a importância que o Cajueiro de Pirangi tem para o povo potiguar. “Celebrar os 133 anos do Maior Cajueiro do Mundo é algo bastante simbólico para nós. Um local que tem toda sua importância biológica, e que atrai visitantes do mundo inteiro pela sua imponência. Devemos nos orgulhar em ter esse verdadeiro presente em nosso solo, e, principalmente, saber preservá-lo para que outras gerações possam ter a chance de conhecê-lo também”, comentou o diretor.

O Cajueiro

O cajueiro fica em Pirangi do Norte, em Parnamirim, município da Grande Natal. A árvore cobre uma área de mais de 9.000 metros quadrados, com um perímetro de aproximadamente 500 metros. Conta a história que o cajueiro foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu com 93 anos sob as sombras da árvore.

Funcionamento

– O Cajueiro de Pirangi é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h30.

– A entrada, que custa R$ 8,00, pode ser paga também com cartão de crédito, débito e Pix. (na segunda-feira, dia 20/12, a entrada será gratuita).

– Crianças, de sete a 12 anos, pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teatro Alberto Maranhão oferece programação até a quinta-feira (23)

STTU implanta sentido único na avenida Praia de Ponta Negra