Natal é selecionada para projeto de gestão de praias da UFRN e MTur

A coordenação do projeto Brasil, essa é nossa praia, parceria entre a UFRN e o Ministério do Turismo (MTur), divulgou na tarde dessa segunda-feira, 29, a lista de municípios selecionados na Chamada de Interesse 01/2021 para participação na ação. A lista completa está disponível neste link e a seleção levou em consideração os critérios apresentados na chamada.

A ação selecionou nove municípios brasileiros das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, sendo sete com orlas marítimas, um com orla estuarina e um com orla fluvial. Participarão do projeto os municípios de Barra do Garças (MT), Barreirinhas (MA), Salvador (BA), Natal (RN), Cruz (CE), Cabo Frio (RJ), Vila Velha (ES), Paraty (RJ) e Osório (RS).

O projeto tem como objetivo geral orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas. Entre as ações específicas, o projeto deve prestar assessoria técnica na revisão e/ou elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla – PGIs nos destinos turísticos selecionados, criando condições para que mais destinos turísticos de praia façam a adesão à política nacional do Projeto Orla.

As atividades acontecem de dezembro de 2021 a dezembro de 2022 com ações como: Oficina virtual de capacitação sobre a metodologia do Projeto Orla para os gestores dos municípios; Contratação de Facilitador do Projeto Orla para elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) nos municípios; Acompanhamento das oficinas do Projeto Orla, do processo de elaboração do PGI e da institucionalização do Comitê Gestor da Orla no município; Curso em formato EAD sobre a gestão sustentável do turismo, voltado para gestores públicos e privados; e Encontro nacional de gestores dos municípios selecionados para troca de experiências, discussão e compartilhamento de boas práticas entre os municípios.

Os resultados e toda a documentação do projeto estão disponíveis neste site. Dúvidas ou informações podem ser consultadas pelo e-mail brasilnossapraia@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

5º Fórum Nordeste de Gestão de Pessoas começa nesta quarta-feira (1º)

Idema abre consulta pública para o Monumento Natural Cavernas de Martins