Teste do Pezinho passa a ser ofertado em todas as UBS de Mossoró

O Teste do Pezinho, serviço que antes somente era disponibilizado no PAM do Bom Jardim, a partir de agora passa a ser oferecido em todas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mossoró.

O Teste do Pezinho é um exame realizado a partir do sangue coletado do calcanhar do recém-nascido através de uma punção com lanceta estéril e descartável. A realização do teste é obrigatória em todo o território nacional e a coleta deve ser feita no momento da alta hospitalar.

De acordo com a secretária de Saúde, Morgana Dantas, 32 UBSs de Mossoró já estão aptas a realizarem o exame a partir da coleta de sangue do pezinho do bebê, e outras unidades já estão sendo treinadas para também oferecerem o serviço.

O diagnóstico precoce, a partir do Teste do Pezinho, pode identificar as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Deficiência de Biotinidase; Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da desidrogenase acetil CoA de cadeia curta (SCAD), Deficiência da desidrogenase acetil CoA de cadeia média (MCAD), Deficiência da desidrogenase acetil CoA de cadeia longa (LCHAD), Deficiência da desidrogenase acetil CoA de cadeia muito longa (VLCAD) e Deficiência do transporte da carnitina primária (CTD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ney Matogrosso bota o “Bloco Na Rua” nesta quinta-feira (25) em Natal

Mostra Sesc de Cinema exibirá treze filmes potiguares