Programa Muído Potiguar estreia nesta quarta-feira (10)

O programa Muído Potiguar surgiu com a ideia de dar vez e voz aos bairros de Natal, contextualizando a história da capital potiguar e fortalecendo o senso de identidade dos natalenses, de uma forma irreverente e descontraída. Protagonizado pela artista e influenciadora digital Fernanda Guimarães, o programa estreia nesta quarta-feira (10), às 13h, no canal oficial do projeto no YouTube e no canal 100 da Cabo Telecom, e contará com 24 episódios exibidos nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.

O primeiro bairro a ser retratado, claro que é o Alecrim! Localizado na Zona Leste de Natal, com aproximadamente 26 mil habitantes, segundo pesquisa do IBGE (2017), o bairro do Alecrim é um dos centros comerciais mais populares que existem na cidade. O programa traz um pouco da história do bairro, mostrando locais de destaque como a praça Gentil Ferreira, o Teatro Sandoval Wanderley e o cemitério do Alecrim, com a participação do historiador Henrique Lucena; e retrata também aqueles casos que só quem vive ou frequenta o lugar conhece bem, através de entrevistas com moradores e trabalhadores do bairro.

E não tem como falar no Alecrim e não falar do camelódromo – Fernanda mostra que o que não tem no Alecrim, ou deixou de existir, ou ainda vão inventar. E que, mesmo com a inflação, é possível comprar produtos com aquela pechincha. O primeiro episódio traz ainda um bate-papo especial com as atrizes Titina Medeiros e Múcia Teixeira – falando da importância do bairro do Alecrim pra o desenvolvimento cultural recente da cidade.

No dia 20 de novembro, o segundo episódio traz as histórias do bairro das Quintas – Criado oficialmente, em fins da década de 1940, durante a administração do Prefeito Sylvio Pedroza, o bairro das surgiu no caminho que ia para Macaíba e o Seridó, num prolongamento do bairro do Alecrim.  O episódio apresenta lugares como a Rua dos Pêgas, o viaduto da Urbana e o Castelo das Quintas, com a participação especial de Clara Minervino.

E no dia 30 o último episódio de novembro traz o bairro de Igapó – que inicialmente tinha o nome de Aldeia Velha, sendo batizado depois como Igapó, que vem do Tupi: “Iga”, que significa “depois” e “Pó”: ponte. A história do bairro é retratada em locais de destaque como a Ponte de Igapó, e a Gamboa do Jaguaribe (sítio histórico e ecológico onde são desenvolvidas atividades de preservação de culturas indígenas e do meio ambiente). Os “recebido pagos” deste episódio ficaram por conta da Feira de Igapó, com frutas e verduras fresquinhas, será que ainda é possível comprar na feira com aquele precinho camarada?

O programa Muído Potiguar tem realização da HD Produções e conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Cabo Telecom e Grupo Conexão.

SERVIÇO

MUÍDO POTIGUAR

EPISÓDIO DE ESTREIA – BAIRRO DO ALECRIM

Dia 10 de novembro, quarta-feira, às 13h

SEGUNDO EPISÓDIO – BAIRRO DAS QUINTAS

Dia 20 de novembro, sábado, às 13h

TERCEIRO EPISÓDIO – BAIRRO DE IGAPÓ

Dia 30 de novembro, terça-feira, às 13h

Exibição: Canal 100 da Cabo Telecom e no canal oficial do projeto no YouTube

Mais informações: @muidopotiguar

Realização: HD Produções

Patrocínio: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Cabo Telecom e Grupo Conexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Site para sugestões da rede de transporte de Natal ficará disponível até o próximo dia 14

Prefeitura de Mossoró oferece 25 vagas para curso de Cuidador de Idosos