Macaíba vai ganhar central de videomonitoramento integrado à Segurança Pública

O município de Macaíba sairá de zero real para milhões investidos em segurança pública nos próximos anos. Um dos principais focos da administração do prefeito Emídio Jr é planejar e realizar ações concretas na área e, entre elas, a construção do Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP), com sede própria e integrada ao sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

O COISP será construído na sede da Prefeitura de Macaíba, no Centro do município. O aviso do processo licitatório para construção do prédio foi publicado no dia 25 de outubro no Diário Oficial do Município e o processo será aberto neste mês de novembro.

A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2022. Mais de 1,5 milhão de reais estão sendo investidos no primeiro ano do projeto.

As dezenas de câmeras terão visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural. Visitas técnicas em cidades que contam com sistemas semelhantes, entre elas, Mossoró e no Centro Integrado de Operações em Segurança (CIOSP) são realizadas para conhecimento e levantamento de informações sobre o modelo de vigilância.

Novas ações de Segurança Pública

A partir da criação da Lei Municipal de Segurança Pública (Lei 2184/21), em maio de 2021, a Prefeitura está viabilizando uma série de ações para melhorar a segurança no município, entre elas, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, ação que faz parte da reforma administrativa organizada pela atual administração.

A implantação da Guarda Municipal também está em fase de estudos. A nova comissão do concurso público da Prefeitura está levantando informações para a realização do certame da guarda. A troca da iluminação pública por uma iluminação de LED será realizada e a implantação do Fundo Municipal de Segurança Pública vai possibilitar que recursos financeiros sejam captados para a área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Orquestra Sinfônica do RN faz concerto especial dia 13 com músicas de Elino Julião

Unidades de ensino viram Escolas Indígenas em São Gonçalo do Amarante