Macaíba vai ganhar central de videomonitoramento integrado à Segurança Pública

O município de Macaíba sairá de zero real para milhões investidos em segurança pública nos próximos anos. Um dos principais focos da administração do prefeito Emídio Jr é planejar e realizar ações concretas na área e, entre elas, a construção do Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP), com sede própria e integrada ao sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

O COISP será construído na sede da Prefeitura de Macaíba, no Centro do município. O aviso do processo licitatório para construção do prédio foi publicado no dia 25 de outubro no Diário Oficial do Município e o processo será aberto neste mês de novembro.

A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2022. Mais de 1,5 milhão de reais estão sendo investidos no primeiro ano do projeto.

As dezenas de câmeras terão visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural. Visitas técnicas em cidades que contam com sistemas semelhantes, entre elas, Mossoró e no Centro Integrado de Operações em Segurança (CIOSP) são realizadas para conhecimento e levantamento de informações sobre o modelo de vigilância.

Novas ações de Segurança Pública

A partir da criação da Lei Municipal de Segurança Pública (Lei 2184/21), em maio de 2021, a Prefeitura está viabilizando uma série de ações para melhorar a segurança no município, entre elas, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, ação que faz parte da reforma administrativa organizada pela atual administração.

A implantação da Guarda Municipal também está em fase de estudos. A nova comissão do concurso público da Prefeitura está levantando informações para a realização do certame da guarda. A troca da iluminação pública por uma iluminação de LED será realizada e a implantação do Fundo Municipal de Segurança Pública vai possibilitar que recursos financeiros sejam captados para a área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orquestra Sinfônica do RN faz concerto especial dia 13 com músicas de Elino Julião

Unidades de ensino viram Escolas Indígenas em São Gonçalo do Amarante