Sebrae lança Prêmio Prefeito Empreendedor para gestores municipais do RN

O Sebrae do Rio Grande do Norte lançou nesta quinta-feira (4) a décima primeira edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira, no auditório da instituição em Natal. O prêmio, lançado em parceria com a Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e a Assembleia Legislativa do Estado, tem como objetivo reconhecer e divulgar gestores que tenham elaborado projetos e implementado ações, com resultados comprovados de influência para o surgimento, desenvolvimento e competitividade dos pequenos negócios em seus municípios. 

As inscrições para a etapa estadual Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira estão abertas até o dia 04 de fevereiro de 2022 no site https://www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br/. Cada município pode inscrever até dois projetos de categorias diferentes. Ao todo são oito categorias:  Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Inovação e Sustentabilidade; Marketing Territorial e Setores Econômicos e Cidade Empreendedora na Pandemia.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destaca que o prêmio estimula, reconhece e dá visibilidade às ações de prefeituras que apresentam resultados que impactam na modernização da gestão pública e no fomento ao segmento de pequenos negócios. “Os municípios que aderem ao prêmio e apoiam ações de empreendedorismo geram mais empregos e renda. Os vencedores desse prêmio comprovam isso, ao longo desses 20 anos do prêmio. A grande maioria dos empregos são gerados em empresas com menos de 10 empregados. Daí a importância de apoiarmos o empreendedorismo e os pequenos negócios”, afirma Melo.

O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, lembra que o tema central do prêmio na décima primeira edição é “O desenvolvimento nasce e cresce no seu município” e que se reveste de um papel importante de trazer o reconhecimento de iniciativas empreendedoras dos gestores públicos municipais, à exemplo do ex-governador Cortez Pereira, que dá nome ao prêmio em nível estadual, que foi um grande gestor e empreendedor em prol do desenvolvimento do estado do RN.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte – FEMURN, Anteomar Pereira (Babá), também prefeito de São Tomé, destacou o apoio do Sebrae aos municípios norte-rio-grandenses com projetos como o Cidade Empreendedora. “O estímulo ao empreendedorismo é fundamental para diminuir a pressão por emprego nos municípios. E o Sebrae tem tido um papel muito importante nas parcerias com a Femurn. Esse prêmio é um grande incentivo para os municípios apresentarem projetos inovadores e competitivos que possam beneficiar toda a comunidade”,  afirma Anteomar .

O prêmio, que no Rio Grande do Norte leva o nome do ex-governador Cortez Pereira, destaca o papel do prefeito como protagonista do desenvolvimento municipal, ao criar condições e fomentar parcerias para o aprimoramento do ambiente de negócios e adotar medidas efetivas para o fortalecimento da economia, fomentando a geração de emprego, renda e arrecadação. Esta edição comemora os 50 anos do Sebrae, que serão completados em 2022, ano da entrega da premiação aos ganhadores, e os 20 anos do prêmio criado nacionalmente em 2001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Comissão de Finanças da Assembleia aprova projeto do Memorial da Mulher Potiguar

Senado aprova projeto que proíbe discriminação de doadores de sangue por orientação sexual