Filarmônica UFRN recebe violonista Fábio Zanon neste sábado (09)

A Filarmônica UFRN sobe mais uma vez no palco e novamente recebe público presencial. O Concerto Brasileiro acontece neste sábado, 9, em duas sessões, às 18h e às 20h, no auditório da Escola de Música da UFRN. A entrada é gratuita. A grande atração da noite é o violonista brasileiro, reconhecido internacionalmente, Fábio Zanon, que ao longo de sua trajetória, apresentou-se em mais de 40 países e está pela primeira vez em Natal. 

Quem é?

Um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos e um dos mais influentes da atualidade. Fábio Zanon representa para os violonistas clássicos brasileiros do início do século XXI o que Américo Jacomino representou para sua geração, no início do século XX. 

Em 1996, aos 30 anos de idade, consagrou-se vencedor dos dois principais concursos, o 30º Concurso Tarrega, na Espanha, e o 14º GFA (Guitar Foundation of AmericaGuitar Competition, nos Estados Unidos. Em menos de um ano, Zanon gravaria seus três primeiros CDs: Sonatas Latino Americanas para Violão (EGTA), Guitar Recital (Naxos) e Villa-Lobos Complete Works for Guitar (Music Masters).

Com os prêmios e os CDs, seu nome foi ficando cada vez mais conhecido tanto fora quanto dentro do Brasil, onde lhe foi concedido o Prêmio Moinho Santista, em 1997. Esse e outros motivos familiares o fizeram retornar definitivamente ao país logo em seguida, no início dos anos 2000, após um período de dez anos radicado na Inglaterra.

Fábio Zanon já tocou em dezenas de países, em quatro continentes diferentes, apresentando-se em salas importantes como Royal Festival Hall e Wigmore Hall (Londres, Inglaterra), Carneggie Hall (Nova York) e Concertgebow (Amsterdam). Como camerista, destaca-se seu duo de longa data (mais de duas décadas) com o flautista Marcelo Barbosa, com o qual já gravou CDs e se apresentou em vários países. Após ser professor do principal festival de música do Brasil, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Zanon foi indicado como diretor artístico desse evento em 2013. Nesse mesmo ano, lançou pela Revista Concerto um CD com obras dos compositores espanhóis Albeniz, Granados e Malats.

Concerto Brasileiro

Data: sábado, 09/10

Local: Auditório da Escola de Música da UFRN

Horário: às 18h e às 20h

Entrada gratuita

Retirada de ingresso: https://eventos.lais.ufrn.br/e/concertobrasileiro

O ingresso é pessoal e intransferível. A pessoa deve estar com – pelo menos – a primeira dose da vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Estação do Cordel movimenta centro da cidade nesta sexta e sábado

Abertas inscrições para 15º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte