Exposição em Braille oferece experiências sensoriais a partir de amanhã na Câmara de Natal

“Uma outra visão”. O tema da exposição já dá uma ideia de um dos objetivos. Fazer com que as pessoas vivenciem a realidade de deficientes visuais. Os visitantes terão, em alguns momentos, os olhos vendados, e serão convidados a andar com ajuda de bengalas e ler livros em braille, o sistema de leitura para pessoas cegas.

Um dos destaques da exposição será a Cartografia Inclusiva. O projeto do mestrando em Geografia da UFRN, Bruno Santos, utiliza mapas táteis no ensino da disciplina. “Os mapas contribuem significativamente para a inclusão das pessoas com baixa visão ou mesmo cegas no sistema de educação. São recursos que podem e devem ser incluídos na metodologia de ensino, nas salas de aula regulares de nossas escolas”, afirma Bruno.

Além dos mapas táteis, também serão expostos materiais didáticos inclusivos, feitos com materiais de baixo custo, para serem usados na promoção da educação inclusiva. “É papel de toda a sociedade pensar em inclusão das pessoas com deficiência, em todos os espaços. É ultrapassada a visão de que essas pessoas tem que ficar em casa, sem direito até mesmo à educação. Esse tempo já passou”, diz o vereador Tércio Tinoco.

A exposição é organizada pelo gabinete do vereador e pela Escola do Legislativo Potiguar, conta com a participação do Instituto dos Cegos do RN e Associação dos Deficientes Visuais do RN, e faz parte da programação do Setembro Verde. “Um outro olhar” também terá atrações para os próprios deficientes visuais, como fotografias, acessíveis por meio de audiodescrição e textos em braille.

BRAILLE

O Braille é um sistema de leitura e escrita usado por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo, criado pelo francês Louis Braille. Ele ficou cego aos 3 anos de idade e as 20 conseguiu formar o sistema, que combina de maneiras diferentes de 1 a 6 pontos em relevo. A leitura se faz da esquerda para a direita.

SERVIÇO
Exposição em Braille: Uma outra visão
Escola do Legislativo Potiguar (Câmara de Vereadores de Natal)
Quinta, 23/09 – 8h às 16h
Sexta, 24/09 – 8h às 12h
Entrada Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cristiane Dantas alerta para situação das terceirizadas nos hospitais estaduais

Orquestra Sinfônica do RN se apresenta neste domingo no Papódromo