Espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” estreia no Tecesol dia 17

Os grupos de teatro Clowns de Shakespeare, Facetas, Mutretas e Outras Histórias e Asavessa  apresentam, nos dias 17 e 19 de novembro, no TECESOL, o seu novo trabalho, o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”. A obra, que estreou nacionalmente em outubro deste ano como parte da programação do Festival Campão Cultural em Campo Grande/MS, faz assim sua estreia em Natal como mais uma ação de comemoração do aniversário dos Clowns de Shakespeare – comemorado no próprio dia 17/11.    

A peça tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry – Em 1888, o francês Alfred Jarry escreveu Ubu Rei, peça que trata de Pai Ubu e sua esposa, a Mãe Ubu, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, “Ubu: o que é bom tem que continuar!” desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos. Nesse novo ambiente, em meio à influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder.

Assim como na obra original, a sátira política – centrada nessas personagens, mas presente no trabalho como um todo – pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação. A pesquisa se deu a partir do trabalho de bufão, da música composta e executada pelo próprio elenco e da potência do teatro popular enquanto espaço coletivo de comunicação, troca e construção de pensamento crítico.

“Jarry é considerado um dos precursores do Teatro do Absurdo. Sua obra trata do grotesco, do estúpido, do intratável, do incompreensível, do nonsense, de realidades distorcidas. Esperamos, pois, que essa retomada do espírito do teatro de Jarry consiga trazer alguma contribuição a esse mundo, continente e país já tão impregnados dessas matérias”, destaca Fernando Yamamoto – Diretor e dramaturgo.

FICHA TÉCNICA

Direção e dramaturgia: Fernando Yamamoto

Elenco: Caju Dantas, Deborah Custódio, Diogo Spinelli, Paula Queiroz e Rodrigo Bico

Colaboração Dramatúrgica: Camilla Custódio

Figurino e adereços: Marcos Leonardo

Cenografia: Fernando Yamamoto e Rafael Telles

Música: Marco França, com colaboração de Franklyn Novaes, Maria Clara Gonzaga, Júlio Lima e Caio Padilha

Produção: Renata Kayser

Fotos: Tiago Lima

Vídeo: Rafael Telles

SERVIÇO:

“UBU: O QUE É BOM TEM QUE CONTINUAR!”.

Dias 17/11 (quinta-feira) e 19/11 (sábado), às 19h no Tecesol (Av. Governador Valadares, 4853, Neópolis)

Ingressos:  R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

Ingressos dia 17/11: https://www.sympla.com.br/evento/ubu-o-que-e-bom-tem-que-continuar-quinta-17-11/1785023

Ingressos dia 19/11:  https://www.sympla.com.br/evento/ubu-o-que-e-bom-tem-que-continuar-sabado-19-11/1785028 

Também serão vendidos ingressos no local, e compras antecipadas podem ser feitas pela chave PIX pixdoubu@gmail.com, desde que seja enviado o comprovante para esse mesmo e-mail.

Museu da Imagem e do Som (MIS) homenageia personalidades negras em uma megaexposição de grafites em São Paulo

Estátua de Iemanjá recebe câmera e é monitorada através do Ciosp